• Loris Valim

MACARRÃO AO MOLHO CAPONATA



Quer uma refeição pra agradar a família inteira? Vai de macarrão!

Essa receita surgiu com esse propósito, um prato que além de delicioso - que precisa agradar diferentes tipos de paladares, também serve pra reunir a família em volta da mesa. E nada melhor que a casa dos pais pra gente ter essa experiência.

Os sabores intensos da berinjela e tomates assados, quando adicionados ao molho de tomate levemente adocicado e com uma dosezinha de acidez transformam esse prato em uma refeição digna de comemoração, sem contar que pode transformar o preparo em um momento de confraternizar, envolvendo os convidados nos cortes dos legumes, cuidar do tempo de forno, colocar a água pra esquentar, mexer a panela e quem sabe até bonificar alguns com o direito de experimentar antes de finalizar o prato. O importante é não esquecer do ingrediente principal, AMOR!

Esse macarrão ao molho caponata também é uma ótima dica de preparo pra servir quando vai receber amigos em casa e são pessoas com diferentes tipos de alimentação. Sem contar que é uma ótima chance de fazer aquela refeição especial livre de ingredientes de origem animal. Se permita experimentar e descobrir uma infinidade de sabores na alimentação baseada em plantas!

Quanto ao tipo da massa, você não precisa se limitar ao Penne, pode usar a Parafuso, Talharim, Espaguete, etc. Só não vale deixar de fazer a receita por achar que não tem o tipo de macarrão certo.

Espero que goste e se testar a receita não esquece de deixar um comentário. E se tirar uma foto marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

MACARRÃO AO MOLHO CAPONATA

Uma refeição deliciosa que vai surpreender a todos os paladares!


Ingredientes

Etapa 1

2 berinjelas médias

100 g de tomate-cereja

1/2 colher de chá de páprica defumada

1 colher de sopa de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Etapa 2

1 cebola picada em cubos

3 dentes de alho

1 lata de tomate pelado

1 colher de chá orégano

1/4 colher de chá de tomilho

1/2 colher de sopa de melado de cana

1 colher de chá de aceto balsâmico

5 azeitonas pretas sem caroço cortadas em fatias (ou 2 colheres de sopa de azeitonas pretas já fatiadas)

1 pitada de pimenta calabresa (opcional)

40 g (1/4 xícara) de castanha do Pará picada

Salsinha picada a gosto

250 g de penne sem glúten (ou com se não tiver problema pra você)

Modo de Preparo

Etapa 1

1. Pré-aqueça o forno a 180º C.

2. Lave e seque as berinjelas e os tomates-cereja. Descarte as pontas das berinjelas e corte em cubos de aproximadamente 2 cm. Corte os tomates-cereja a meio.

3. Unte uma assadeira grande com um pouco de óleo e distribua as berinjelas e os tomates. Regue com um pouco de azeite e tempere com a páprica defumada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa para incorporar os temperos e disponha os legumes sem amontoar - quanto mais espaço entre os pedaços, mais dourados eles irão ficar.

4. Leve ao forno para assar por 30 minutos ou até dourar - vire os pedaços na metade do tempo para dourar por igual. Retire do forno e reserve até o momento de adicionar os legumes ao molho.

Etapa 2

1. Leve uma panela alta com água ao fogo alto para ferver. Acrescente uma colher de sopa de sal e quando a água estiver fervendo, coloque o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem ou até que esteja al dente.

2. Enquanto o macarrão cozinha, comece a preparar o molho. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por uns 2 minutos, até murchar. Adicione o alho, o orégano e o tomilho e refogue por mais 1 minuto.

3. Adicione a lata de tomate pelado, o melado de cana, o aceto balsâmico e tempere com sal e pimenta. Misture bem - pode usar um garfo para ajudar a esmagar os tomates ou até bater antes com um mixer se preferir menos textura. Junte as azeitonas, os legumes assados e deixe cozinhar por alguns minutos.

4. Assim que o macarrão estiver pronto, escorra e transfira aos poucos para a frigideira. Misture bem para envolver bem a massa com o molho, prove a ajuste os temperos se necessário. Acrescente por último as castanhas do Pará e a salsa picada, mexa para misturar e está pronto para servir.

Notas

- Rende aproximadamente 4 porções.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim