• Loris Valim

HARIRA



Harira é uma sopa de origem marroquina, tradicionalmente servida para quebrar o jejum durante o Ramadã. Os ingredientes podem variar de acordo com a sazonalidade e região, mas tem como base o uso de legumes, proteínas, temperos e especiarias. Uma refeição completa, com sabor intenso e super aromática.

Essa sopa é maravilhosa pra ser consumida em dias bem frios. As especiarias possuem propriedades termogênicas que estimulam o metabolismo, auxiliando no melhor funcionamento do corpo. Uma receita que cai muito bem naquele dia que você precisa de uma atenção especial, de conforto, aconchego, de receber um pouco de amor em forma de comida, essa sopa é mesmo um presente para o corpo!

Espero que goste e se testar a receita não esquece de deixar um comentário. E se tirar uma foto marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

HARIRA

Mais que uma sopa, uma combinação de ingredientes que oferece uma refeição completa.

Com sabor intenso e super aromática!


Ingredientes

1 cebola picada

2 dentes de alho

1 colher de chá de gengibre ralado (ou em pó)

1 berinjela picada em cubos

1 batata doce média picada em cubos

2 colheres de chá de páprica defumada

1/2 colher de chá de tomilho

1/2 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de cúrcuma

Pimenta do reino a gosto

1 lata de tomate pelado (ou 4-5 tomates italianos picados, sem pele)

1/2 colher de sopa de melado de cana

1 litro de caldo de legumes (mais 1 xícara se for necessário)

1 1/2 xícara de grão-de-bico cozido

Punhado de tempero verde picado

Sal a gosto

*Opcional: Acrescentar massa de arroz para cozinhar junto nos 10 minutos finais do cozimento.

Modo de Preparo

1. Leve uma panela ao fogo médio para aquecer. Coloque um fio de óleo, junte a cebola picada, uma pitada de sal e refogue por uns 2 minutos. Acrescente o alho e o gengibre e refogue por mais 1 minuto.

2. Coloque a berinjela e a batata picadas, junte os temperos e especiarias e mexa por 1 minuto para misturar os ingredientes.

3. Junte o tomate pelado (ou os tomates picados), o melado de cana e adicione 1 litro de caldo de legumes. Mexa para misturar e feche a panela, deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 20-25 minutos, ou até que as batatas estejam macias e a berinjela desmanchando.

4. Acrescente o grão-de-bico, tempere com sal e pimenta e se necessário, adicione um pouco mais de caldo de legumes, feche a panela novamente e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

5. No final do preparo, misture o tempero verde e está pronta para servir. Se preferir, sirva com umas gotas de limão, adicione um toque de acidez maravilhoso!

Notas

- Se quiser adicionar massa de arroz ao preparo, pode colocar junto com o grão-de-bico, nos 10 minutos finais do preparo.

- Fique a vontade para adicionar outros legumes ao preparo. Sopa é uma daquelas oportunidades maravilhosas de resgatar legumes que estavam perdidos na geladeira.

- Utilize sempre o caldo de legumes quente para extrair melhor os sabores e auxiliar no tempo de preparo.

- Caso não tenha caldo de legumes pronto, utilize água e aumente um pouco as quantidades de ervas e especiarias.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim