• Loris Valim

SOPA DE BATATA COM ALHO PORÓ



Uma receita simples, com poucos ingredientes e extremamente saborosa. Essa sopa é uma excelente sugestão para aqueles dias em que precisamos de algo prático, rápido e delicioso!

Você pode aproveita-la assim, sem acompanhamento, mas como toda sopa cremosa ela fica ainda mais deliciosa se servida com algo crocante, experimente preparar uns croutons enquanto espera a sua sopa ficar pronta . Basta cortar algumas fatias de pão em cubos, temperar com azeite, sal, pimenta e ervas da sua preferência e levar ao forno por alguns minutos. Gosto de adicionar um pouco de cúrcuma que deixa os croutons com um tom dourado lindo!

Essa receita fica pronta em menos de 30 minutos e precisa de pouquíssimos ingredientes. Não tem desculpa para não testar né?! Inclusive é uma ótima opção para fazer em maior quantidade e deixar congelada para a semana. Sopa é ou não é tudo de bom?

Espero que goste e se testar a receita não esquece de deixar um comentário. E se tirar uma foto marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

SOPA DE BATATA COM ALHO PORÓ

Simples, poucos ingredientes e fica pronta em menos de 30 minutos. Uma deliciosa combinação de sabores pra você preparar em qualquer época do ano!


Ingredientes

2 colheres de sopa de manteiga vegetal (ou azeite de oliva)

1 cebola picada em cubos

1 alho poró fatiado

400 de batata sem casca cortadas em cubinhos

1 litro de caldo de legumes

1/2 xícara de creme de leite de castanhas de caju

Sal e pimenta do reino a gosto

1 Pitada de noz moscada ralada na hora (opcional)

Cebolinha vede picada a gosto para servir

Modo de Preparo

1. Coloque a manteiga (ou azeite de oliva) em uma panela média e leve ao fogo para aquecer. Assim que a manteiga estiver derretida, junte a cebola picada, uma pitada de sal e refogue por uns 2 minutos. Acrescente o alho poró e refogue por mais 2 minutos ou até que ele murchar.

3. Coloque cerca de 2 colheres de sopa do caldo de legumes, para soltar os resíduos do fundo da panela (deglacear) e acrescente as batatas. Tempere com sal e pimenta do reino e misture bem. Coloque em fogo alto até ferver.

4. Assim que ferver, baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas estejam desmanchando. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

5. Quando estiver pronto, deixe esfriar por uns 3 minutos e transfira a sopa para o liquidificador, adicione o creme de leite de castanhas, a pitada de noz moscada e inicialmente use a função pulsar do liquidificador algumas vezes antes de começar a bater, para o calor dissipar um pouco e não acabar causando problemas. Bata até obter um creme homogêneo.

6. Prove e ajuste os temperos se necessário. Para servir, salpique um pouco de cebolinha picada.

Creme de leite de castanhas de caju

(Para conseguir atingir o ponto desejado de creme de leite, não recomendo você fazer uma quantidade menor que a descrita abaixo, caso contrário o liquidificador irá deixar alguns pedacinhos de castanha no creme)

1/2 xícara (75 g) de castanhas de caju (deixadas de molho por 8 horas)

1 xícara de água morna

1 pitada de sal

Bater os ingredientes no liquidificador por 2 a 3 minutos ou até obter um creme liso e homogêneo.

Mantenha no refrigerador por 4-5 dias.

Notas

- Essa sopa também fica deliciosa para ser servida fria, nos dias mais quentes.

- Utilize sempre o caldo de legumes quente para extrair melhor os sabores e auxiliar no tempo de preparo.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim