• Loris Valim

MINESTRONE



Minestrone basicamente significa "sopão" em italiano. Para cada região vai existir uma receita diferente, que vai ter como base uma grande variedade de legumes picados, e quase sempre arroz ou massa. Você pode preparar sua versão utilizando os legumes que estão em época ou aproveitar aqueles que estão esquecidos na geladeira.

Um dos segredos para uma sopa deliciosa é você caprichar no preparo de um bom caldo de legumes. Uma forma prática e sustentável é utilizar as cascas e aparas de legumes que iriam para o lixo. Você pode armazenar no congelador, dentro de um pote ou saco zip lock (que pode ser reutilizado) as cascas de cebola, alho, aparas de cenoura, alho poró, aipo ou qualquer legume que você achar interessante. Quando já tiver juntado uma boa quantidade, é só colocar em uma panela alta, cobrir com água, adicionar um pouco de ervas frescas, como orégano, tomilho, manjericão e levar para ferver por aproximadamente 45 minutos a 1 hora, dependendo da quantidade de água que utilizar. Depois é só deixar esfriar, coar e armazenar na geladeira por 1 semana ou congelar por até 3 meses.

Espero que goste e se testar a receita não esquece de deixar um comentário. E se tirar uma foto marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

MINESTRONE

Aproveita os legumes que estão em época e prepare esse sopão delicioso!


Ingredientes

1 cebola picada

3 dentes de alho

2 cenouras cortadas em rodelas

100 g de vagem picadas

1 abobrinha pequena cortada em cubos

4 tomates italianos cortados em cubos

1 colher de chá de páprica defumada

1 colher de chá de orégano

1 colher de chá de manjericão

1/2 colher de chá de tomilho

Sal e pimenta do reino a gosto

4 xícaras (1 litro) de *caldo de legumes

1 xícara de feijão cozido

1 xícara de massa parafuso sem glúten

Punhado generoso de salsa picada (capricha, hein!)

Modo de Preparo

1. Leve uma panela ao fogo médio para aquecer. Coloque um fio de óleo, junte a cebola picada, uma pitada de sal e refogue por uns 2 minutos ou até que ela comece a dourar. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto.

2. Acrescente a cenoura e a vagem, junte os temperos e especiarias e refogue por uns 2 a 3 minutos.

3. Adicione a abobrinha e os tomates picados e refogue por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando.

4. Junte 1 litro de caldo de legumes. Aumente o fogo até começar a ferver, após baixe o fogo, feche a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos.

4. Acrescente o feijão cozido e a massa, tempere com sal e pimenta, e se necessário adicione um pouco mais de caldo de legumes, feche a panela novamente e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

5. No final do preparo, misture o tempero verde e está pronta para servir.

Notas

- Fique a vontade para adicionar outros legumes ao preparo. Sopa é uma daquelas oportunidades maravilhosas de resgatar legumes que estavam perdidos na geladeira.

- Utilize sempre o caldo de legumes quente para extrair melhor os sabores e auxiliar no tempo de preparo.

* Caso não tenha caldo de legumes pronto, utilize água e aumente um pouco as quantidades de ervas e especiarias.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim