• Loris Valim

BOLO DE PAÇOCA E DOCE DE LEITE DE AMENDOIM



Que paçoquinha é uma paixão nacional, isso a gente já sabe, mas imagina potencializar todo o sabor dela em um bolo fofinho, coberto de doce de leite e tudo isso sem nenhum ingrediente de origem animal ou glúten? Pois pode acreditar, esse bolo existe!

Essa receita é perfeita pra servir nas festas juninas, alem de deliciosa ela é super inclusiva. Coloque até uma plaquinha informando que ela é vegana e sem glúten, assim as pessoas vão saber que aquele alimento é ou não apropriado pra elas.

Importante

A farinha de aveia não contém glúten, porém ela pode ter contaminação cruzada quando produzida no mesmo local onde são processados outros tipos de farinha com glúten (caso da farinha de trigo), por isso em caso de alergia, tome cuidado para comprar uma farinha de aveia certificada, assim estará garantindo que o alimento é apropriado para celíacos também.


E pra quem não pode consumir ou não gosto de amendoim (que eu acho que são poucos casos), pode substituir por outras oleaginosas, como castanhas, amêndoas ou nozes.

Espero que goste e se testar a receita não esquece de deixar um comentário. E se tirar uma foto marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

BOLO DE PAÇOCA E DOCE DE LEITE DE AMENDOIM

Um bolo com sabor de festa junina, mas que é delicioso em qualquer época do ano!

Ingredientes


1/3 xícara (50 g) de farinha de amendoim*

3/4 xícara (100 g) de farinha de arroz

1/4 xícara (30 g) de farinha/ farelo de aveia

1/4 xícara (60 g) de fécula de batata

2 colheres de sopa (20 g) de polvilho doce

Pitada de sal

1/2 colher de chá de canela em pó

1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/2 colher de sopa de semente de linhaça

1 xícara de leite vegetal ou água filtrada

3 colheres de sopa (40 g) de óleo de coco derretido

1 xícara (150 g) de açúcar mascavo

2 colheres de chá de vinagre de maçã

2 colheres de chá de fermento químico em pó

Modo de Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma redonda (usei uma de 21 cm de diâmetro com furo no meio) e polvilhe um pouco de farinha. Bata a forma sobre a pia ou bancada para retirar o excesso de farinha.

2. Comece preparando o gel de linhaça que irá substituir os ovos. Na jarra do liquidificador, coloque o leite vegetal (ou água) e as sementes de linhaça, gire a jarra em movimentos circulares, apenas para misturar os ingredientes. Deixe essa mistura descansando por alguns minutos enquanto prepara o restante do bolo, não precisa bater.

3. Em uma tigela, adicione as farinhas, a pitada de sal, a canela em pó, o bicarbonato de sódio e mexa com uma colher para misturar (mexa devagar para não ter um nuvem de farinha voando na sua cozinha).

4. Bata no liquidificador a mistura de leite (ou água) com a linhaça, por aproximadamente 2 minutos ou até que os ingredientes estejam bem incorporados. Adicione o óleo de coco, o açúcar e bata por mais 1 minuto.

5. Despeje essa mistura sobre os ingredientes secos e mexa bem para misturar - se preferir, pode fazer esse processo na batedeira. Acho mais prático fazer na mão mesmo, com a ajuda de um batedor de arame - até obter uma massa homogênea.

6. Adicione por ultimo o vinagre e o fermento em pó. Mexa delicadamente até que tudo esteja bem incorporado. 7. Despeje a massa na fôrma untada e leve para assar no forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Espete um palito no bolo, ele deve sair limpo, se voltar sujo de massa, deve assar por mais alguns minutos.

8. Depois de frio, desenforme. Cubra com o doce de leite de amendoim e por cima coloque paçoca esfarelada.

Notas

* Pra preparar a farinha de amendoim é muito simples, basta bater o amendoim torrado e sem pele no liquidificador até ele virar uma farinha fina e soltinha. Cuidado apenas para não bater demais e acabar obtendo uma pasta de amendoim.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim