• Loris Valim

GRÃOMELETE



Precisando de um substituto para o omelete tradicional?

Enjoou de comer tapioca ou crepioca?

Quer diminuir a quantidade de pão principalmente no café da manhã?

"Seus problemas acabaram!"

Essa receita lembra bastante a textura do omelete com todas as possibilidades de uma tapioca. Fica uma delícia pra comer com ou sem recheio. Uma receita leve, saudável e super rápida de preparar.

Agora não tem mais desculpa pra não variar a cardápio no café da manhã!

Se você é do time que se preocupa com a proteína que vai deixar de consumir se não comer ovos, fica tranquilo, a farinha de grão-de-bico utilizada na receita também é fonte de proteína, e se usar legumes refogados para rechear seu grãomelete, vai estar ingerindo ainda mais nutrientes importantes para o seu corpo. Imagina que festa para o organismo já no café da manhã!


Dica

Para facilitar seu dia-a-dia, deixa os ingredientes secos já separados a noite anterior antes de dormir. Para isso, misture os ingredientes secos em um pote pequeno com tampa (preferencialmente de vidro) e deixe fechado sobre a bancada da pia. De manhã é só colocar na tigela, acrescentar os líquidos e levar ao fogo.

Esse grãomelete fica uma delícia recheado com legumes refogados ou simplesmente com um pouco de requeijão vegano. Libere sua criatividade e invente a sua combinação preferida de sabores!

Espero que goste e se testar a receita deixa um comentário contando o que achou, se tirar uma foto marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

Beijos e até a próxima,

Loris.

GRÃOMELETE

Uma deliciosa opção pra substituir o omelete ou a tapioca no café da manhã.

Leve , saudável e fica pronto em 5 minutos.


Ingredientes ​

  • 2 cs de farinha de grão-de-bico

  • 1/2 colher de sopa de polvilho azedo

  • Pitada de sal (pode ser sal negro*)

  • 1/4 colher de chá de alho em pó

  • 1/4 colher de chá de cúrcuma

  • 1/3 xícara de água (ou mais se necessário)

  • 1/4 bicarbonato de sódio**

  • 1/2 colher de chá de vinagre de maçã

  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Em uma tigela, misture os ingredientes secos.

2. Adicione os ingredientes líquidos e mexa bem com um garfo ou batedor de arame para misturar.

3. Aqueça uma frigideira em fogo médio. Assim que estiver quente, coloque um pouco de óleo ou azeite (se for anti-aderente, pode fazer sem óleo) e despeje a mistura. Faça movimento circular com a frigideira para a massa cobrir todo o fundo.

4. Deixe a massa cozinhar até começarem a aparecer bolas na superfície e as bordas começarem a soltar da frigideira. Vire a massa e deixe dourar do outro lado.

5. Retire do fogo e transfira para um prato. Se for rechear, pode fazer isso ainda na frigideira, colocando o recheio em metade do grãomelete e fechando com a outra metade da massa.

Notas

* O sal negro tem sabor característico do ovo.

** Bicarbonato de sódio é opcional, mas ele ajuda a massa a crescer um pouco, deixando a massa com ainda mais aparência de omelete.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim