• Loris Valim

DOCE DE LEITE DE AMENDOIM E ARROZ



Que tal preparar um delicioso doce de leite vegetal sem açúcar refinado e extremamente saboroso!

Essa receita lembra bastante a original, mas nessa versão predomina um sabor suave de amendoim que deixa ela ainda mais saborosa.

Estou muito feliz em compartilhar essa receita com você. Espero que faça!

São apenas 5 ingredientes pra chegar em um resultado incrível. Quanto as substituições, você pode usar açúcar de coco ou demerara no lugar do açúcar mascavo. Quanto aos leites, testei com leite de aveia no lugar do de arroz, porém a aveia deixa o leite com aspecto um pouco gelatinoso (parece textura de mingau), mas o sabor fica bom. Já no lugar do leite de amendoim, você pode usar leite de castanha de caju, leite de amêndoas ou leite de coco. Serão sabores diferentes, mas todos ficam deliciosos, experimente pra descobrir qual seu sabor favorito!


O preparo é simples, mas confesso que leva um pouco de tempo. A vantagem é que você não precisa ficar mexendo direto, como se fosse o preparo de um brigadeiro. Depois que o leite ferver, vai levar mais uns 40 a 50 minutos ou até um pouco mais, dependendo do ponto que preferir o seu doce de leite. Vale lembrar que após ser refrigerado, ele ganha mais consistência, então observe para desligar o fogo um pouco antes de estar na textura que você deseja.

Outro ponto importante que faz a diferença na textura do doce de leite, é após desligar o fogo mexer constantemente o doce de leite até esfriar, com um batedor de arame ou colher de pau. Isso vai fazer com que ele fique mais homogêneo e evitar aquela aparência opaca que observamos em alguns doces.

Esse doce de leite fica incrível para rechear bolos, preparar sobremesas ou simplesmente passar no pão e cobrir com rodelas de banana, que confesso ser uma das minhas opções favoritas de café da manhã!

Espero que goste e se testar testar a receita deixa um comentário contando o que achou, e se tirar uma foto marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

Beijos e até a próxima!

Loris.

DOCE DE LEITE DE AMENDOIM E ARROZ

Tão delicioso quanto a versão original e com ingredientes

que você provavelmente já tem em casa!

Ingredientes ​


  • 500ml de leite de amendoim (receita aqui )

  • 500ml de leite de arroz

  • 1 xícara de açúcar mascavo

  • Pitada de sal (opcional)

  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1. Numa panela grande e alta, junte os leites vegetais, o açúcar e a pitada de sal e leve ao fogo médio. Mexendo sempre até o açúcar dissolver completamente.

2. Cozinhe até o leite começar a engrossar, mexendo ocasionalmente. Abaixe o fogo para médio/baixo e acrescente o bicarbonato de sódio. Mexa até que o leite pare de subir.

3. Continue cozinhando por aproximadamente 30 - 40 minutos, mexendo de vez em quando até o creme engrossar e adquirir cor de caramelo. Se necessário, deixe cozinhar por mais tempo até atingir o ponto.

4. Desligue o fogo e com um batedor de arame ou colher de pau, mexa o doce de leite até esfriar. Isso vai evitar que ele fique opaco.

5. Depois de frio, transfira para um pote de vidro com tampa e leve ao refrigerador.

Notas

- Validade de aproximadamente 10 dias no refrigerador.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim