• Loris Valim

FLATBREAD DE ABOBRINHA



Um pão achatado ou uma pizza sem fermento? Pode ser o que você preferir, o fato é que ele leva um ingrediente nada convencional para uma massa, a abobrinha!

Esse alimento de baixo valor calórico, com sabor neutro e tão acessível a maioria das pessoas é um daqueles coringas na cozinha. A abobrinha pode ir muito além da salada, de ser grelhada ou refogada, ela pode virar espaguete, servir de base para molho, sucos e até servir de "colher" para comer o seu molho favorito.


Quanto as farinhas utilizadas na receita, gosto de variar os tipos para agregar mais nutrientes ao preparo, mas você pode usar apenas uma das farinhas sugeridas ou até testar com farinha de aveia ou de arroz. O polvilho doce também pode ser substituído por fécula de batata.


Espero que goste e se testar a receita, deixa um comentário contando o que achou e se tirar uma foto, marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

Beijos e até a próxima!

Loris.

FLATBREAD DE ABOBRINHA

Ingredientes​


  • 200g de abobrinha (aproximadamente 1 unidade)

  • 3 colheres de sopa de farinha de grão-de-bico

  • 2 colheres de sopa de farinha de mandioca

  • 2 colheres de polvilho doce

  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça

  • 1 colher de chá de azeite

  • 1/2 colher de chá de sal

  • Temperos a gosto (orégano, manjericão)

Modo de Preparo

1. Em uma tigela, comece ralando a abobrinha na parte grossa do ralador. Transfira a abobrinha ralada para um pano de prato limpo e aperte bem para retirar o máximo de líquido que conseguir. Retorne a abobrinha ralada para a tigela.

2. Acrescente todos os demais ingredientes e mexa bem para misturar, a massa deve ficar firme e úmida, se for necessário, acrescente um pouco mais de farinha de grão-de-bico ou de mandioca para chegar ao ponto.

3. Separe a assadeira que irá utilizar e unte com um pouco de óleo ou use um tapete de silicone* no fundo da forma. Separe a massa em porções** e modele-as na assadeira na forma que preferir.

4. Leve ao forno pré-aquecido a 180 C por aproximadamente 15 minutos, retire do forno, vire a massa e volte ao forno para assar por mais 5-10 minutos (se preferir, pode rechear as massas nesse momento para ir junto ao forno).

5. Assim que estiver dourada por cima, retire do forno e pode servir com o recheio da sua preferência!

Notas

* No caso de usar um tapete de silicone, não é necessário untar com óleo.

** Rendeu 6 unidades de aproximadamente 80g cada.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim