• Loris Valim

BOLINHO DE ARROZ COM ESPINAFRE



Esses bolinhos de arroz além de saudáveis e deliciosos, ainda vão te ajudar a usar aquele espinafre que muitas vezes fica esquecido lá na geladeira.

E pensando nessa ideia de usar o que tem sobrando na geladeira, não deixa de testar essa receita com outras verduras e legumes, pode usar chicória, abóbora cabotia, abóbrinha, só preste atenção na quantidade de água que cada alimento possui, pois ela vai influenciar na quantidade de arroz e farinha de grão-de-bico.


Sobre a escolha da farinha, optei por usar a farinha de grão-de-bico para equilibrar melhor o valor nutricional da receita. Já que estamos usando o arroz como opção de grão/cereal, ao invés de entrar com outra farinha dessa categoria, podemos usar a de grão-de-bico, que tem alto teor de proteína e vai agregar ainda outros sais minerais e vitaminas. Caso você não tenha em casa ou seja difícil de encontrar, pode substituir por farinha de aveia, farinha de milho ou de mandioca, pode ser qualquer uma dessas opções, apenas pode mudar um pouco a quantidade a ser usada, mas é só observar e se for preciso, vá acrescentando aos poucos até dar o ponto de modelar os bolinhos.


Quanto aos temperos utilizados, também se permita mudar e usar os da sua preferência, essa é uma daquelas receitas que não precisa seguir a risca, você pode dar seu toque pessoal e criar uma versão exclusiva, mas aí volta aqui pra me contar sua receita!

Espero que goste e se testar, deixa um comentário contando o que achou e se tirar uma foto, marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

Beijos e até a próxima!

Loris.

BOLINHO DE ARROZ COM ESPINAFRE

Ingredientes​


  • 1 colher de sopa de óleo de coco*

  • 1 cebola picada

  • 3 dentes de alho picados

  • 3 colheres de sopa de semente de abóbora** (opcional)

  • ½ colher de chá de orégano

  • ½ colher de chá de manjericão

  • ½ maço de folhas de espinafre

  • Sal e pimenta a gosto

  • 1 ½ xícara de arroz cateto integral cozido

  • 2 colheres de sopa de farinha de grão-de-bico

  • 1/2 colher de sopa de suco de limão

Modo de Preparo

  1. Leve uma frigideira alta ao fogo para aquecer. Assim que estiver quente coloque o óleo, a cebola e o alho, refogue até que estejam macios.

  2. Acrescente as sementes de abóbora e os temperos. Mexa bem para misturar e deixe refogar por 1 minuto. Adicione as folhas de espinafre, misture bem e deixe no fogo até que as folhas tenham murchado.

  3. Transfira o refogado para um processador de alimentos. Acrescente o arroz cozido, a farinha de grão-de-bico e o suco de limão. Bata até obter uma pasta grossa, não se preocupe se ficar grãos inteiros de arroz, eles ajudam na textura dos bolinhos. Prove e se necessário, ajuste os temperos.

  4. Modele os bolinhos e coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de óleo, leve ao forno pré-aquecido a 180° C e asse por aproximadamente 30 minutos. Vire os bolinhos na metade do tempo para que eles assem uniformemente.

  5. Retire os bolinhos do forno e deixe esfriar uns 10 minutos antes de servir.

Notas

* Pode usar o óleo da sua preferência ou azeite de oliva;

** Você pode substituir as sementes de abóbora por sementes de girassol, que dão também são fonte de proteína e deixam o sabor e a textura dos bolinhos ainda mais deliciosa;

- Esses bolinhos ficam deliciosos acompanhados de um molho cremoso. Essas são algumas receitas aqui do blog como sugestões pra você preparar de acompanhamento: Molho rústico de tomate , Requeijão de Castanha de caju , Maionese de Biomassa de Banana Verde .


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim