• Loris Valim

LEITE DE AMENDOIM



Quer aprender a fazer um leite vegetal que além de delicioso é super econômico? Então acompanha esse post que eu vou te mostrar como preparar o leite de amendoim de uma forma simples e prática. Um extrato vegetal rico em gordura boa, fonte de proteínas, vitaminas e minerais, fazem dele uma ótima opção para substituir o leite de vaca.

Quando pensamos em leites vegetais, as opções que normalmente nos vem a mente são leite de coco, amêndoas ou castanha de caju, mas estes leites nem sempre estão acessíveis a maioria das pessoas, seja pelo preço ou por não encontrar estes alimentos com facilidade, sem contar que para comprar estes leites prontos no supermercado acaba não valendo o custo-benefício.

Outras opções mais em conta, seriam o leite de aveia, de arroz ou soja, mas vamos ser sinceros, esses leites funcionam bem para preparos onde serão adicionados a outros ingredientes, mas no quesito sabor, deixam bastante a desejar.


Levando tudo isso em consideração, na minha opinião, o leite de amendoim é que oferece o melhor custo-benefício. Claro que se você não gosta do sabor do amendoim, talvez não concorde com a minha opinião, mas sugiro que experimente. Seu sabor fica suave e ele apresenta as mesmas características dos extratos vegetais feitos a partir de oleaginosas, muito se deve a quantidade de gordura presente no amendoim, que faz dele uma excelente opção para os mais variados preparos doces ou salgados (bolos, molhos, shake, etc). Aqui no blog você pode acessar a receita do Bolo de Limão que fica uma delícia preparada com o leite de amendoim.


Qual tipo de amendoim usar?

Prefiro utilizar o amendoim torrado (sem casca e sem sal), pois gosto mais do sabor e acho mais prático de preparar. No caso de utilizar o amendoim cru (sem casca e sem sal), para deixar o sabor mais suave, deixe ele de molho por 8 horas, descarte a água, coloque o amendoim em uma panela , cubra com água e deixe ferver por 5 a 10 minutos, depois é só seguir os passos do modo de preparo abaixo. Na dúvida? Dá mais trabalho, mas faça o teste com os dois tipos pra descobrir qual você prefere.

Espero que goste da receita e se testar deixa um comentário contando o que achou e se fotografar, marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

Beijos e até a próxima!

Loris

LEITE DE AMENDOIM

Ingredientes ​


200g de amendoim torrado*

1 litro de água filtrada

Modo de Preparo

1. Em um recipiente de vidro, coloque o amendoim e cubra com água. Deixe de molho por 8 a 12 horas. Descarte a água do molho e enxague o amendoim.

2. Transfira o amendoim para um liquidificador e adicione a água filtrada, bata por 1 a 2 minutos.

3. Coloque um voal ou pano de prato limpo em uma jarra ou recipiente grande e despeje a mistura. Aperte para extrair o leite de amendoim - tome cuidado para que o liquido não saia pelas laterais do pano, para evitar que um pouco do resíduo caia no leite.

4. Despeje o leite em garrafas ou potes com tampa e armazene no refrigerador.

Notas

* Tanto para a opção do amendoim torrado ou cru, utilize amendoins sem casca e sem sal;

- Conserve no refrigerador por 3-4 dias (as vezes mais);

- O resíduo que que sobra do leite de amendoim você pode usar em bolos, cookies, até misturar com iogurte ou no pudim de chia para o café da manhã ou lanche.

- Você pode saborizar o seu leite de amendoim acrescentando 1-2 tâmaras e gotas de extrato de baunilha. Fica uma delícia para beber gelado no verão!


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim