• Loris Valim

TORTINHAS CRUMBLE DE MAÇÃ



Último post do ano e a sensação de que 2018 foi um ano incrível! Cheio de fortes emoções e de momentos que me fizeram perceber que a busca do equilíbrio exige atenção e um senso de presença constante. Que precisamos aprender a nos olhar como um telespectador, que observa, analisa, critica e elogia, que fica feliz e triste com as atitudes e que avalia se aquilo serve ou não serve para aplicar nas ações futuras.

Acho que posso definir esse ano como um ano de reciclagem, de definir principalmente o que não quero pra minha vida, o ano de me libertar ou melhor, de começar a me libertar, pois sinto que vai ser preciso muito mais que um pulo em 2019 pra isso acontecer, mas quem sabe eu ainda aprendo nessa vida?


Sou grata a 2018 e a tudo que ele representou, foi o ano do nascimento do Bem Mais Que Salada, esse blog que foi criado com tanto amor que é difícil escrever a respeito dele sem encher meus olhos de água. Começou como uma forma de compartilhar receitas e dicas sobre alimentação saudável, baseada em plantas e livre de crueldade e se tornou (e torna) algo muito maior. Me permitiu conhecer pessoas maravilhosas e receber tanto amor e carinho quanto o que eu coloco no que compartilho com vocês!

Gratidão por cada pessoa que acompanha o blog, cada novo seguidor, cada comentário, cada mensagem inbox e especialmente gratidão por você!!!

Muito obrigada 2018 e que 2019 seja tão maravilhoso quanto você!!!



Deixo então uma das minhas receitas favoritas para encerrar as postagens desse ano e minha esperança de que ano que vem será um ano espetacular!!

Espero que goste e se testar e receita deixa um comentário me contando o que achou, e se tirar uma foto marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

Beijos e até 2019!

Loris

TORTINHAS CRUMBLE DE MAÇÃ

Ingredientes


Base 100g farinha de amêndoas 100g farinha de aveia ¼ xícara de açúcar de coco (ou mascavo) Pitada de sal 40g de óleo de coco ¼ xícara de leite vegetal

Recheio 5 maçãs pequenas ½ xícara de açúcar mascavo 2 colheres de sopa de óleo de coco 1 colher de chá de canela em pó Suco de ½ limão 1/8 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Crumble 1/3 xícara de farinha de aveia 1/3 xícara de farinha de amêndoas (ou farinha de coco) 1/3 xícara de açúcar de coco (ou mascavo) ¼ xicara de aveia em flocos 1 colher de chá de canela em pó Pitada de sal 50g de óleo de coco

Modo de Preparo

Base 1. Em uma tigela, misture os ingredientes secos. 2. Adicione o óleo de coco e esmague com a ponta dos dedos, até virar uma farofa. 3. Por último, acrescente o leite vegetal. Mexa até obter uma massa espessa e homogênea. Cubra a massa com filme plástico e leve ao refrigerador por 30 minutos. 4. Separe 6 forminhas de fundo removível (usei de 10cm de diâmetro). Retire a massa do refrigerador, coloque uma pequena porção de massa em cada forminha, aproximadamente 2 colheres de sobremesa ou mais se achar necessário. Cubra o fundo e de cada forminha. 5. Leve para assar em forno pré aquecido a 180°C por 10 minutos. Enquanto isso prepare o recheio.

Nota: Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de colocar o recheio.

Recheio 1. Corte as maçãs ao meio e retire o cabinho e as sementes. Corte em cubinhos pequenos. 2. Leve uma panela média ao fogo e adicione o açúcar e o óleo de coco, mexa para misturar e deixe o açúcar começar a caramelizar. Nesse ponto, acrescente as maçãs e os demais ingredientes. Deixe cozinhar em fogo médio-baixo por uns 15 minutos, mexendo de vez em quando para o açúcar não grudar no fundo. 3. Quando estiver pronto, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco antes de usar.

Crumble 1. Em uma tigela, misture os ingredientes secos. 2. Adicione o óleo de coco e mexa com as pontas dos dedos até virar uma farofa.

Montagem 1. Coloque em cada forminha aproximadamente 2 colheres de sobremesa do recheio de maçã e cubra com um pouco do crumble. 2. Volte as forminhas ao forno para assar por aproximadamente 15 minutos ou até que o crumble esteja dourado por cima. 3. Retire do forno e coloque as forminhas sobre uma superfície fria. Espere esfriar um pouco e com cuidado, desenforme as tortinhas. 4. Pode mantê-las em temperatura ambiente por 1 dia, após este tempo é aconselhável guarda-las na geladeira.

Notas

- Rendeu 6 tortinhas.

- Se não for consumir no mesmo dia, guardar na geladeira.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim