• Loris Valim

RISOTO DE COUVE-FLOR COM SHIMEJI



Essa versão de risoto com ingredientes simples e um preparo rápido vai impressionar seu paladar e deixar todo mundo querendo mais, por isso já faz uma quantidade extra que é pra todo mundo poder repetir!


Fácil de preparar

Ingredientes simples

Sabor delicioso!

Um prato que pode ser tanto uma refeição durante a semana, quanto um acompanhamento no almoço de domingo. Não deixe de tentar essa receita e caso não tenha todos os ingredientes em casa, tente variações, experimente com outros legumes e temperos, garanto que vai ser delicioso também!


Espero que goste e se testar a receita deixa um comentário contando o que achou, e se tirar uma foto marca a #bemmaisquesalada no instagram, vou amar ver como ficou!

Beijos e até a próxima!

Loris

RISOTO DE COUVE-FLOR COM SHIMEJI


Ingredientes ​

1 couve-flor pequena

1 cebola picada em cubinhos

1/2 de xícara de alho poró fatiado

1/4 xícara de vinho branco seco

100g de cogumelo shimeji (retire a base dos talos)

1/2 colher de chá de orégano

1/4 colher de chá de tomilho

6 tomates cereja cortados ao meio (no comprimento)

Punhado de Salsinha picada

1 xícara de inhame cozido cortado em cubos

1/2 xícara de leite vegetal (usei de castanha de caju)

1/2 colher de sopa de levedura nutricional (opcional, mas agrega um sabor de queijo)

1 colher de chá de suco de limão (ou vinagre de maçã)

1/4 colher de chá de alho em pó

1/4 colher de chá de cebola em pó

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

1. Comece preparando o "arroz" de couve-flor. Em um processador de alimentos, coloque a couve flor em floretes. Use a função pulsar para cortar a couve-flor no formato desejado. Reserve.

2. Leve uma frigideira alta ao fogo para aquecer (grande o suficiente para caber a couve-flor depois), quando a panela estiver quente, coloque um pouco de óleo ou azeite e adicione as cebolas e o alho poró, mexa por uns 2 minutos. Acrescente o shimeji e refogue até que tudo esteja macio e começando a grudar na panela. Adicione então o vinho branco e deixe o líquido reduzir.

3. Prepare o molho do risoto colocando no liquidificador o inhame cozido, o leite vegetal, a levedura nutricional, o alho e a cebola em pó, o suco de limão e tempere com sal e pimenta a gosto. Bata até obter um creme liso e homogêneo.

4. Continue o preparo do risoto, acrescentando a panela a couve-flor processada, o orégano e o tomilho, mexa para misturar bem os ingredientes e deixe a couve-flor cozinhar por uns 5 minutos.

5. Assim que a couve-flor estiver al dente, adicione o molho de inhame, os tomates e tempere com sal e pimenta, mexa para misturar e cozinhe por uns 2 minutos, para incorporar bem os sabores.

6. Desligue o fogo, acrescente a salsinha e está pronto para servir.

Notas:

- Esse risoto fica uma delícia acompanhado de um pesto - receita pesto de rúcula , receita pesto de couve.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim