• Loris Valim

CAPONATA DE CASCA DE BANANA



Não foi a descoberta da roda, mas aproveitar a casca das bananas que iriam parar no lixo é uma ideia brilhante em termos de evitar desperdício!

É incrível a quantidade de comida que desperdiçamos, que poderiam ser destinadas a outros fins. Precisamos entender que tudo que é colocado na lixeira, na verdade é como se estivéssemos jogando no quintal da nossa casa. E mais do que isso, deixar de fazer porque o vizinho não faz, é multiplicar o problema por 2, é muito melhor no lugar disso ser o exemplo que talvez os outros estejam precisando naquele momento. Então o pouco que cada um de nós puder fazer pra diminuir o impacto do lixo que geramos, vai estar colaborando e muito para minimizar as pegadas que vamos deixar nesse planeta lindo e quem sabe, evitar que sejamos despejados por uso indevido do imóvel antes do prazo!


Ah, mas é só uma casca de banana! Sim, mas tem que começar de algum lugar. Talvez seja ela que vai te fazer refletir que não precisa coloca-la em um saco plástico na hora da compra, já que ela vem presa a uma embalagem linda. Que sua "embalagem", mesmo quando descartada, vai gerar infinitamente menos impacto ao planeta e ao seu corpo do que consumir um produto industrializado, cheio de plástico e de substâncias químicas. Então, que seja a banana o exemplo que precisamos para repensar nossas ações quanto ao tipo de lixo que vamos gerar.

"Descasque mais e desembale menos!"


Bom, agora voltando a receita...

Um passo fundamental no sucesso dessa receita e evitar que você desista de comer já na primeira bocada é retirar a poupa branca que fica rente a casca. É ela que dá aquela cica característica da banana. Outro passo importante é deixar as cascas de banana, depois de desfiadas, dentro de um pouco de água com limão ou vinagre.


Essa receita fica ótima pra acompanhamento ou servir de aperitivo com pão, crackers e legumes. Use a sua criatividade!

Espero que gostem e se testar a receita não esquece de deixar um comentário me contanto o que achou, e se tirar uma foto marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

Beijos e até a próxima!

Loris

CAPONATA DE CASCA DE BANANA

Ingredientes ​


​Casca de 5-6 bananas maduras desfiadas

1 cebola roxa picada

2 dentes de alho ralados

1/2 pimentão vermelho picado

2 tomates italianos cortados em cubinhos

1/4 xícara de azeitonas picadas

Punhado de salsinha picada

2 colheres de sopa de molho de tomate

2 colheres de sopa de vinagre de maçã

1/4 colher de chá de cominho em pó

1 colher de chá de páprica defumada

1 colher de sopa de melado de cana

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque as bananas e retire com cuidado a poupa branca das cascas (as costas da faca ajudam bastante esse processo). Corte as cascas em tiras finas e coloque-as em um recipiente com água e um pouco de vinagre, deixe de molho por aproximadamente 15 minutos.

2. Retire as cascas do molho e reserve.

3. Leve uma panela média ao fogo e assim que estiver quente, coloque um pouco de óleo e adicione a cebola. Deixe refogar por uns 3 minutos. Acrescente o alho e o pimentão e deixe cozinhar por 5 minutos.

4. Acrescente o tomate, a páprica defumada, o cominho e deixe cozinhar por 5 minutos ou até que os líquidos tenham sido absorvidos. Adicione então as cascas de banana e o restante dos ingredientes, menos a salsinha. Misture bem e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, se necessário, acrescente um pouco de água.

6. Quando estiver pronto, adicione a salsinha e mexa para misturar, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco antes de servir.

5. Pode ser acompanhamento de uma refeição ou como recheio para petiscos. Pode manter no refrigerador por 2 a 3 dias.

Notas:

- Se você não for utilizar as bananas imediatamente pode congelar e usar depois para fazer shakes ou sorvete.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim