• Loris Valim

SALSICHAS DE FEIJÃO



Que tal preparar uma alternativa saudável e deliciosa para substituir a salsicha tradicional naquele churrasco do final de semana ou para acompanhar o pão com molho do hot dog?

Antes que você pergunte, o sabor é bem diferente, mas fica deliciosa e com textura e aparência muito parecidas com a versão original. O sabor vai depender muito dos temperos que você utilizar, e aqui pode usar eles a vontade, agregando muito sabor e nutrientes as suas salsichas.

A salsicha tradicional é classificada como um alimento ultraprocessado. Elas possuem altas doses de gordura saturada, sódio, aditivos e conservantes. Sem falar na crueldade animal por traz de tudo isso. Daí a importância de buscar alternativas saudáveis a alimentos tão prejudiciais ao nosso corpo e ao planeta.


O preparo dela é simples, o que dá um pouco mais de trabalho é para "embrulhar" as salsichas na hora de cozinhar. Como elas irão ficar submersas na água quente, é importante que sejam bem embaladas. Para esse processo, depois de moldar as salsichas, enrole elas primeiro com papel manteiga, fechando bem as pontas como se estivesse fechando uma bala ou um bombom. Depois, repita o mesmo processo com papel alumínio, deixando o lado brilhoso voltado para a salsicha. Pronto, passada essa etapa, volta a ser uma receita bem simples de fazer!

Ficam deliciosas para acompanhar um almoço de domingo ou para preparar um lanche a noite durante a semana. E você pode congelar elas depois de cozidas para só assar na hora que der vontade. Aproveite!


Espero que gostem e se testar a receita, não esquece de deixar um comentário contando o que achou e se tirar uma foto, marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

Beijos e até a próxima,

Loris

SALSICHAS DE FEIJÃO

Ingredientes ​​


2 colheres de sopa de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)

1 cebola picada finamente

3 dentes de alho picados

1/2 pimentão vermelho picado em cubinhos (sem semente)

1 cenoura média ralada

2 colheres de sopa de páprica defumada

1/2 colher de chá de pimenta calabresa (opcional)

2 raminhos de alecrim

2 colheres de chá de tomilho fresco

Suco de 1/2 limão

2 xícaras de feijão cozido (drenado*)

1/4 xícara de nozes trituradas

5 colheres de sopa de trigo sarraceno

1 colher de chá de sal (mais se necessário)

PItada de pimenta do reino

Modo de Preparo

1. Comece colocando uma panela grande com água para ferver.

2. Leve uma panela média ao fogo, assim que estiver quente acrescente o óleo e em seguida a cebola picada e o alho, deixe refogar até que estejam macios.

3. Acrescente o pimentão picado, a cenoura e as especiarias. Deixe cozinhar por uns 5 minutos, mexendo algumas vezes. Os legumes irão soltar água, é importante que deixe no fogo até o líquido ter evaporado e o refogado estar macio e saboroso.

4. Enquanto isso, coloque em uma tigela o feijão (importante que ele esteja sem água, pois vai influenciar na consistência da massa), as nozes trituradas e a farinha de trigo sarraceno.

5. Acrescente na tigela o refogado e com a ajuda de um amassador de batatas, amasse bem todos os ingredientes, até que estejam bem misturados e tenha uma massa moldável. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha.

6. Corte pedaços retangulares na mesma quantidade de papel manteiga e papel alumínio (a quantidade vai depender do tamanho das salsichas, mas vai render entre 8-10 unidades aproximadamente, se sobrar guarde os papeis para uma próxima receita).

7. Unte as mãos com azeite de oliva, pegue uma quantidade de massa de cada vez e modele as salsichas.

8. Enrole cada salsicha, primeiro com o papel manteiga deixando a salsicha bem firme e enrole as pontas, como se estivesse fechando uma bala, depois repita o mesmo processo com o papel alumínio.

9. Depois de embrulhar todas as salsichas, coloque-as na água fervendo e deixe cozinhar por 20-25 minutos.

10. Retire as salsichas da água e deixe esfriar até que estejam em temperatura que possam manusear sem se queimar.

11. Para grelhar, coloque as salsichas em uma frigideira quente com um pouco de óleo por aproximadamente 4-5 minutos, virando elas algumas vezes para dourar de todos os lados. E estão prontas para servir.

Notas

* A quantidade de água presente no feijão vai influenciar na consitencia da massa, por isso sugiro que após o cozimento, os feijões sejam drenados para essa receita. Você não precisa desprezar essa água, pode guardar na geladeira e preparar um delicioso caldo de feijão, basta adicionar biomassa de banana verde que ele vai ter uma consistência incrível.

- Depois de cozidas e desembrulhadas, as salsichas podem ser congeladas. Para descongelar, basta leva-las ao forno pré aquecido por 180°C por alguns minutos.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim