• Loris Valim

IOGURTE DE CASTANHA DE CAJU COM UVAS BRANCAS




Depois de preparar esse iogurte você vai querer ter sempre um pote pronto na geladeira, principalmente quando bate aquela fome nos dias mais quentes, pra comer acompanhado daquela sua fruta favorita!

Testei várias receitas, com vários sucos de frutas, mas essa foi a melhor combinação, possivelmente pelas uvas auxiliarem na fermentação e deixar um sabor incrível ao iogurte.

As castanhas são super importantes porque vão ajudar na textura e cremosidade do iogurte, mas para quem não tiver disponível, uma outra combinação que funciona é usar 1 xícara de leite de coco com 1/4 de xícara de biomassa de banana verde e usar um pouco menos do suco de uva, funciona super bem, mas tenho que ser sincera em dizer que o sabor não fica tão incrível.

Aproveite pra usar as frutas da estação. Quanto mais você variar os alimentos que ingere, maior vai ser a diversidade de nutrientes que estará oferecendo ao seu corpo! #ficaadica!

Feito com apenas 5 ingredientes e um preparo bem fácil. Um Iogurte saudável, super cremoso e delicioso!

Uma ótima opção para servir no café da manhã ou de lanche da tarde, e você ainda pode combinar ele com essa granola maravilhosa (receita aqui ) e/ ou frutas que preferir.


Espero que gostem e se testar a receita, não esquece de deixar um comentário contanto o que achou e se tirar uma foto, marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou amar ver como ficou!

Beijos e até a próxima,

Loris.

IOGURTE DE CASTANHA DE CAJU COM UVAS BRANCAS


Ingredientes ​

1/2 xícara (75 g) de castanhas de caju (crua)

1 1/4 xícara (300 ml) de suco integral de uvas brancas (sem adição de açúcar)

1 colher de chá de goma xantana

1-2 colheres de sopa de suco de limão

1 sachê de probióticos (encontra em farmácia) ou 1/4 xícara de kefir de água.

Modo de Preparo

  1. Coloque as castanhas de caju em uma tigela e cubra com água. Deixe de molho por aproximadamente 8 horas ou até que estejam macias e aumentado de tamanho. Descarte a água do olho na hora do preparo.

  2. Em um liquidificador, adicione as castanhas de caju, o suco de uva e a goma xantana. Bata até obter um creme liso e homogêneo.

  3. Transfira o creme para um bowl e adicione o sachê de probióticos ou o kefir. Mexa com uma colher de madeira ou silicone para misturar (alguns metais podem reagir de forma negativa com os probióticos).

  4. Cubra o bowl com um pano de prato limpo ou voal e prenda com um elástico, para entrar apenas ar e não insetos. Leve para fermentar em local seco e sem luz (gosto de deixar dentro do armário, em uma porta que sei que não vou abrir muito), deixe por aproximadamente 24 horas, podendo variar para mais ou menos tempo dependendo do clima. Em dias mais frios, ele pode levar um pouco mais de tempo para ativar, por isso vá experimentando até ele chegar no sabor e textura desejada.

  5. Assim que chegar ao ponto, adicione o limão e misture usando uma colher de pau ou silicone.

  6. Transfira o iogurte para um recipiente esterilizado e leve ao refrigerador. Deixe gelar por algumas horas antes de servir. Depois de gelado, seu iogurte vai ficar mais consistente e engrossar um pouco. Ai é só servir com a sua fruta favorita, granola ou comer puro que já é uma delícia!

Notas

- Ele dura aproximadamente 3-4 dias na geladeira.

- Se você não tiver ou não encontrar probióticos pra vender, pode fazer só o creme. O sabor não e o mesmo, mas ainda assim fica delicioso!

- Se optar por usar o kefir, diminua 1/4 de xícara da quantidade de suco de uvas.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim