• Loris Valim

SNICKERS VEGANO



Como resistir a combinação de amendoim com chocolate? E se for em uma barra com uma camada macia e doce coberta com um caramelo crocante? Vai ser difícil dizer não! Então, essa é uma versão mais saudável e tão saborosa quanto a original, e você nem vai precisar tirar da embalagem, vai ser só ir até o refrigerador!

Quem diria, até poucos anos atrás, fazia parte da minha rotina ir ao supermercado e pegar um Snickers na fila do caixa, que estrategicamente fica ali, na altura dos nossos olhos ao alcance das mãos, como se isso fosse preciso, podia estar na prateleira mais alta que eu ainda iria lá resgata-lo!


Me sinto muito feliz em hoje, conseguir fazer escolhas mais saudáveis e com isso ter mudado não só minha forma de pensar, mas também meu paladar. Então se você me perguntar se o sabor dessas barras é igual a versão original, vou ser sincera em dizer que não, mas que é tão saborosa quanto e livre de substâncias nocivas ao nosso corpo, que irão desencadear reações diversas, desde alterações de humor até sintomas físicos. Que façamos escolhas mais saudáveis e quando bater aquela vontade de um doce, tá aqui uma boa opção!


Espero que gostem e se testar a receita, não esquece de deixar um comentário contando o que achou. E se postar uma foto, marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou adorar ver como ficou!

SNICKERS VEGANO


Ingredientes - Camada 1​

1 1/2 xícara de castanha de caju

1 xícara de aveia em flocos

3 colheres de sopa de melado de cana

1/2 xícara de pasta de amendoim

Pitada de sal

Camada 2 - Caramelo

200g de tâmaras picadas (se não estiverem macias, deixar uns 20 minutos de molho em um pouco de água quente - descartar essa água na hora de bater)

2 colheres de sopa de melado de cana

3 colheres de sopa de óleo de coco derretido

1/4 xícara de pasta de amendoim

1/4 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Pitada de sal - se o amendoim não estiver salgado

180g de amendoim torrado (pode ser com sal)

Cobertura

180g chocolate amargo

1/4 xícara de leite vegetal (usei de coco)

Modo de Preparo

1. Comece preparando a primeira camada. No processador de alimentos, coloque a castanha de caju e a aveia em flocos. Bata até obter uma farinha fina e despeje em um bowl.

2. Adicione o melado de cana, a pasta de amendoim e o sal, mexa para misturar. A massa fica pesada, então é melhor usar as mãos!

3. Forre uma travessa de vidro* com papel manteiga, que cubra fundo e laterais. Despeje a massa e pressione com os dedos até formar uma camada compacta de aproximadamente 1 cm de espessura. Leve ao congelador enquanto prepara a segunda camada.

4. No processador de alimentos, coloque todos os ingredientes do caramelo, com exceção do amendoim e bata até obter uma pasta homogênea. Transfira para um bowl, acrescente o amendoim torrado e mexa para misturar.

5. Retire a travessa do congelador, despeje o caramelo e espalhe uniformemente sobre a base. Leve de volta ao congelador por aproximadamente 4 horas.

6. Após este tempo, derreta o chocolate em banho Maria. Retire do fogo e acrescente o leite vegetal, espere uns segundos e misture bem.

7. Pegue a travessa no congelador, retire o papel manteiga e corte o recheio em barras (do tamanho que preferir). Mergulhe cada barra no chocolate derretido e coloque-as em uma grade ou superfície forrada com papel manteiga.

8. Leve as barras para o refrigerador por uns 20 minutos e pode se deliciar.

Notas

- Se preferir, pode congelar as barras para que durem mais tempo, mas retire uns 15 minutos antes de servir.

* Utilizei uma travessa de 22x22cm.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim