• Loris Valim

BATATA RECHEADA COM LENTILHA & MOLHO DE TAHINE E LIMÃO




Gosta de batata doce? Imagina então recheada com uma mistura de lentilha e especiarias, tudo isso acompanhado de um molho delicioso de tahine e limão. Agora já pode tirar isso da sua imaginação e ir preparar essa delícia!

Um fato interessante, antes da transição para uma alimentação mais saudável eu não gostava muito de batata doce (choquem!). Achava um alimento sem graça e achava que sendo batata, só servia pra engordar. Engraçado, por que não consumindo batata, eu acabava comendo pães (no plural mesmo) ou fazendo lanches leves, que me deixavam com uma fome absurda e me fazendo comer muito mais que o necessário. Graças a mudança de hábitos alimentares e aprender a escutar meu corpo, comecei a dar mais valor a batata doce, descobri que bem temperada ela fica uma delícia e que diminui muito minhas crises de fome desenfreadas, já que por ser um carboidrato de lenta absorção, te deixa saciado por muito mais tempo.


Quanto ao recheio, você pode usar o que tiver pronto no congelador, no meu caso descongelei a lentilha, fiz um refogado de cebola, alho, tomates e temperei com algumas ervas e especiarias (delícia!), mas você pode usar feijão, grão de bico ou quinoa. Basta fazer o refogado e misturar o ingrediente que preferir!

Espero que gostem e se testar a receita, não esquece de deixar um comentário contando o que achou. E se postar uma foto, marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou adorar ver como ficou!

Beijos e até a próxima.

Loris

BATATA RECHEADA COM LENTILHA

& MOLHO DE TAHINE E LIMÃO


Ingredientes​

2 batatas doce médias

1 xícara de lentilha cozida

1 cebola picada em cubinhos

2 dentes de alho picados

2 tomates picados

½ colher de chá de cominho em pó

½ colher de sopa de gengibre fresco ralado

1 colher de chá de páprica defumada

1 colher de chá de melado de cana

½ colher de chá de sal (ou mais de achar necessário)

¼ colher de chá de pimenta do reino

4 folhas de couve cortadas em tirinhas

Punhado de tempero verde picado

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno em 200° C. Corte as batatas ao meio no sentido do comprimento e transfira para uma assadeira. Regue com um pouco de azeite, uma pitada de sal e pimenta do reino a gosto. Massageie as batatas com as mãos para cobrir todas as partes. Coloque o lado cortado para baixo e leve para assar.

  2. Asse por uns 25 – 30 minutos. Enquanto isso prepare o recheio.

  3. Leve uma panela ao fogo para aquecer, assim que estiver quente coloque um pouco de óleo e acrescente as cebolas. Deixe refogar por alguns minutos, mexendo algumas vezes, até que as cebolas estejam macias e translúcidas. Adicione o alho e deixe cozinhar por mais 1 minuto.

  4. Acrescente os tomates, os temperos e o melado de cana, mexa bem para misturar e deixe cozinhar até que os tomates estejam macios.

  5. Adicione a lentilha e em seguida misture a couve. Mexa algumas vezes e cozinhe até que a couve tenha murchado um pouco. Se necessário, acrescente um pouco de água para evitar que comece a grudar na panela. Prove e ajuste os temperos se achar necessário.

  6. Retire as batatas do forno e deixe que esfriem um pouco.

  7. Com a ajuda de uma colher, retire um pouco do miolo da batata, com cuidado para não danificar a casca.

  8. Coloque algumas colheradas da lentilha em cada batata. Para servir, coloque um pouco do molho de tahine e finalize com tempero verde picado por cima.

Ingredientes – Molho de tahine e limão

¼ xícara de tahine

3 colheres de sopa de água morna

1 dente de alho ralado

Suco de 1 limão pequeno (aprox. 2 colheres de sopa)

½ colher de chá de melado de cana

¼ colher de chá de sal

Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo – Molho de tahine e limão

Colocar todos os ingredientes em um pote de vidro com tampa e agitar bastante para misturar. Bater até obter um creme liso e homogêneo.

Se achar que o molho ainda está espesso, acrescente um pouco mais de água, mas aos poucos.

Se não for utilizar na hora, pode guardar no refrigerador por 5 dias.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim