• Loris Valim

NHOQUE COM ESPINAFRE E PESTO DE RÚCULA




Receita deliciosa com ingredientes simples e muito, muito sabor!

A combinação de sabores desse prato é algo surreal. Temos desde o sabor mais neutro da batata doce até o ardidinho da rúcula, simplesmente uma festa para o paladar!

Espero que gostem e se testar a receita, não esquece de deixar um comentário contando o que achou. E se postar uma foto, marca a #bemmaisquesalada no Instagram, vou adorar ver como ficou!

Beijos e até a próxima.

Loris


NHOQUE COM ESPINAFRE E PESTO DE RÚCULA


Ingredientes​ - PESTO DE RÚCULA​

​​

1 maço de rúcula

Punhado de salsa

Suco de ½ limão

1/3 – 1/2 xícara de azeite de oliva

1 dente de alho

1/3 xícara de nozes levemente torradas

Sal e Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo - PESTO DE RÚCULA

- Depois de higienizar a rúcula, remova e descarte as raízes e a parte mais dura dos cabinhos, corte as folhas grosseiramente e coloque no processador de alimentos.

- Adicione a salsa, o limão, o azeite, metade das nozes e tempere com sal e pimenta. Bata até obter uma pasta homogênea.

- Junte o restante das nozes e bata na função pulsar algumas vezes, isso vai deixar o pesto com alguns pedacinhos crocantes, mas se preferir ele mais liso, é só colocar as nozes junto no início do processo.

- Você pode usar o molho imediatamente ou guardar em um pote fechado na geladeira por alguns dias.

Ingredientes - NHOQUE

1 xícara (aprox. 250g) de batata doce cozida e amassada*

1/2 - 1 xícara de farinha de grão de bico**

Sal e pimenta do reino a gosto

Punhado de folhas de espinafre

Modo de Preparo - NHOQUE

- Em uma tigela, coloque o purê de batata doce, que deve estar morno, tempere com sal e pimenta e adicione a farinha aos poucos, amassando com as mãos até dar o ponto de massa de modelar. Para a massa não grudar nas mãos na hora de fazer os rolinhos, lave-as para depois continuar manuseando a massa.

- Coloque uma panela grande com água para ferver e adicione 1 colher de chá de sal. Enquanto isso modele os nhoques.

- Polvilhe uma superfície lisa com farinha de grão de bico ou de arroz. Pegue uma porção da massa e faça um rolinho com cerca de 1 cm de diâmetro. Corte em pedaços de mais ou menos 2 cm. Repita com o restante da massa.

- Assim que a água estiver fervendo, com a ajuda de uma escumadeira, coloque cerca de 15 nhoques na panela, deixe cozinhar até que subam a superfície da água (é um processo rápido, cuide para não deixa-los tempo demais na água, para que não comecem a desmanchar), retire-os da água e transfira para uma assadeira ou prato raso, cuidando para que não fiquem muito amontoados.

- Continue até cozinhar todos os nhoques e reserve.

- Leve uma frigideira grande ao fogo e assim que estiver quente, adicione um fio de azeite. Adicione os nhoques e deixe por um 1 ou 2 minutos de cada lado, para que fique levemente dourados. Acrescente o espinafre e uma pitada de sal, mexa delicadamente para misturar.

- Assim que o espinafre comece a murchar, acrescente algumas colheradas do pesto e mexa para envolver os nhoques com o molho. Assim que estiver misturado, pode desligar o fogo e está pronto para servir!

Notas

* Para preparar o purê de batata doce a batata deve estar quente, basta descascar e amassar com o amassador de batatas ou um garfo. Sugiro que faça a batata doce assada no forno ou cozida no vapor para que ela não absorva tanta água, assim será preciso uma quantidade menor de farinha para dar o ponto da massa.

**Nessa receita optei por usar a farinha de grão de bico para aumentar a quantidade de proteína do prato, mas você pode usar a farinha de arroz na mesma quantidade que também dá certo.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim