• Loris Valim

MASSA DE MINI PIZZAS




Vamos falar de amor, vamos falar de pizza!

De verdade, é o sentimento que me vem a mente quando penso em pizza. Pode ser pelo sabor delicioso, pela textura incrível na combinação da massa com o recheio , pela sensação de conforto, mas acredito que seja principalmente pelo fato de que sempre que vai ter pizza, vão ter pessoas que amo por perto, nem que seja apenas uma pessoa e essa pessoa seja EU.


Imagina então se essa pizza for saudável e possa ser apreciada por qualquer pessoa. Seja alérgico ou intolerante a leite, ovos ou glúten. E ainda por cima livre de crueldade contra os animais!

Tá esperando o quê? Corre pra ver quais ingredientes precisa pra fazer ela logo!

Espero que gostem e se testar a receita, não esquece de deixar um comentário contando o que achou. Ah! E se tirar uma foto, marca #bemmaisquesalada no Instagram, vou adorar ver como ficou.

Beijos e até a próxima!

Loris.

MASSA DE MINI PIZZAS


Ingredientes​

1 colher sopa de fermento biológico seco

1 colher de sopa de açúcar de coco (ou mascavo)

½ xícara de água morna*

1 xícara de farinha de aveia

1/2 xícara de farinha de grão de bico

1/4 xícara de polvilho doce

1/2 colher de sopa de psyllium

1 xícara de purê de aipim cozido

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de chá de sal

Água extra se necessário

Modo de Preparo

  1. Comece fazendo a pré-fermentação. Em uma tigela pequena, coloque o fermento, o açúcar e a água morna. Misture bem e deixe descansar por uns 10-15 minutos ou até que tenha formado uma espécie de esponja e aumentado bastante de volume.

  2. Enquanto isso, adicione os ingredientes secos em uma tigela e misture bem.

  3. Adicione o purê de aipim cozido, o azeite e o fermento ativo. Mexa a massa com a ajuda das mãos e se necessário, acrescente água aos poucos. A massa deve estar homogênea e com textura moldável.

  4. Cubra a massa e leve para descansar por 30 minutos.

Dica: Deixe um copo de água quente dentro do micro-ondas e coloque a massa para descansar. Mantendo a porta fechada vai criar um ambiente morno e úmido, que vai ajudar bastante a massa a crescer.

  1. Divida a massa em partes iguais, de acordo com o tamanho que vai querer suas mini pizzas. Faça bolinhas e sobre uma superfície lisa e enfarinhada (pode ser farinha de aveia, de milho ou polvilho doce) modele as pizzas com as mãos ou com a ajuda de um rolo de massa até ficar com a espessura desejada.

  2. Coloque as pizzas em uma assadeira e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por 10-15 minutos. Nesse ponto, terá pizzas pré-assadas que podem ser congeladas para usar depois.

  3. Retire a assadeira do forno, cubra as pizzas com o recheio de sua preferência e leve para o assar por mais 15 minutos ou até o recheio chegar ao ponto desejado. Bom apetite!

Notas

- *Observe para não usar água muito quente, se não pode acabar matando o fermento. Para saber, coloque o dedo na água, se for tolerável mantê-lo por alguns segundos, pode usar!

- Para as pizzas da foto usei de recheio: Molho de tomate rústico , Requeijão de inhame e cogumelos salteados com cebolas caramelizadas.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim