• Loris Valim

MOLHO BARBECUE



Que tal preparar esse clássico da cozinha americana, mas sem aquele monte de condimentos, conservantes e realçadores de sabor? Esse pode ser aquele molho que faltava para dar mais sabor aos preparos do seu dia-a-dia!

Confesso que molho barbecue nunca foi meu molho favorito, mas sempre gostei do fundo adocicado que ele dava aos preparos, porém nunca gostei do excesso de sabor artificial que vinha junto com isso. Foi então que resolvi testar fazer o meu próprio molho e aí vem a melhor parte da história, quando você prepara a sua própria comida, pode personalizar ela para o seu paladar. Acentuando os sabores que mais gosta e podendo usar ou não alguns ingredientes da receita original.


Prepare a sua própria versão!

Se durante o preparo achar que precisa equilibrar algum sabor de acordo com o seu gosto, vai em frente! As receitas são apenas uma sugestão de preparo, explore as possibilidades e crie a sua melhor versão. Ainda assim vai utilizar ingredientes que conhece a procedência e não ingerindo algo cheio de Deus sabe lá o quê, né?

Esse molho fica ótimo para acompanhar legumes assados, feijão cozido, com cogumelos, no hambúrguer e várias outras possibilidades.

Espero que gostem e se testar a receita, não esquece de deixar um comentário contando o que achou. Ah! E se tirar uma foto, marca #bemmaisquesalada no Instagram, vou adorar ver como ficou.

Beijos e até a próxima!

Loris.

MOLHO BARBECUE


Ingredientes​

1 cebola picada

4 dentes de alho

5 tomates italianos maduros

1 cs de páprica defumada

½ cc de pimenta calabresa

1 cc de cominho em pó

½ cc de pimenta do reino moída

2 cc de sal

1 xícara de caldo de legumes*

3 cs de açúcar de coco (ou mascavo)

2 cs de melado de cana

3 cs de vinagre de maçã

1 cs de mostarda em grãos (ou ½ cs de mostarda de Dijon)

½ cc de fumaça líquida (opcional)

Modo de Preparo

  1. Aqueça uma panela média em fogo médio-alto e coloque um pouco de óleo. Adicione a cebola e uma pitada de sal, refogue até que ela comece a grudar. Acrescente o alho, mexa para misturar e em seguida acrescente a páprica defumada, as pimentas, o cominho em pó. Mexa até começar a sentir o aroma das especiarias.

  2. Adicione então os tomates picados e deixe cozinhar por alguns minutos, até que estejam macios e desmanchando.

  3. Adicione o restante dos ingredientes e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até o molho começar a engrossar.

  4. Retire do fogo e está pronto. Se preferir o molho com menos pedaços, pode usar o mixer ou colocar no liquidificador, usando a função pulsar, para deixar ele mais pastoso. Pode ser guardado em recipiente fechado por até 1 semana na geladeira.

Notas

- Se não tiver caldo de legumes, pode fazer a misturinha de 1 xícara de água morna com 1 colher de chá do sal temperado (receita aqui ), o sabor lembra bastante ao caldo de legumes.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim