• Loris Valim

MASSA COM MOLHO BRANCO E ESPINAFRE



Essa receita é daquelas que você pode preparar em 15 minutos, é só ter o molho branco pronto na geladeira e pronto, enquanto cozinha a massa, o molho vai para o fogo e ficam prontos juntos. Comida de verdade, com sabor incrível e aquele conforto que só comida boa sabe dar!

Para a receita ser sem glúten, você só precisa observar o tipo de massa que vai comprar, no mercado hoje existem várias marcas e tipos, algumas com mais ou menos ingredientes, mas vale sempre dar aquela conferida no rótulo para saber o que estão usando, se você busca uma alimentação mais saudável, não deixe se enganar por ingredientes que você não conhece!


O preparo do molho branco (molho béchamel) pode ser feito com antecedência, sem contar que você pode utiliza-lo pra substituir o tradicional (com leite de vaca) para fazer qualquer preparo, na minha opinião, acho até mais saboroso.

Aqui cabe uma nota importante. Se você também é do time que tem preguiça (não consigo achar outra definição) de preparar caldo de legumes, mesmo sabendo que ele agrega muito sabor ao preparo, vou te contar o meu segredo (pausa para suspense). Basta usar sal temperado e água morna. É só colocar a mesma quantidade de água que iria utilizar de caldo e ir colocando o sal temperado aos poucos, até chegar ao sabor que você desejar. Lembrando que o sabor precisa ser sútil, então pode ir devagar mesmo. A receita do sal temperado tem nesse post do Instagram.


Essa receita combina muito para qualquer jantar durante a semana ou para receber convidados no final de semana. Acho que ela só não combina como café da manhã, mas ninguém tá aqui pra julgar se você acordar com fome de madrugada! Receita deliciosa, fácil de preparar e livre de crueldade. É assim que amamos as nossas receitas!

Espero que gostem, que façam e que me contem o que acharam, de verdade, amo quando mandam mensagem contando. E se tirar uma foto, não esquece de marcar #bemmaisquesalada no Instagram pra eu ver como ficou!

Beijos e até a próxima!

Loris.

MASSA COM MOLHO BRANCO E ESPINAFRE

Ingredientes - Molho Béchamel​​


​​

1 xícara de castanha de caju (demolhada por 8 horas)

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1/4 xícara de vinho branco seco

1 xícara de água + 1/2 colher de chá de sal temperado (receita aqui )

1/4 colher de chá de alho em pó

1/4 colher de chá de sal (ou mais se achar necessário)

Pitada de noz moscada ralada na hora

Pitada de pimenta do reino

1 colher de chá de levedura nutricional (opcional)

Modo de Preparo - Molho Béchamel

1. Aqueça um panela em fogo médio-baixo e coloque um pouco de azeite, adiciona a cebola e deixe refogar por uns 5 minutos ou até que estejam translúcidas. Acrescente o alho e deixe por mais alguns minutos. Quando estiver começando a dourar, adicione o vinho e deixe reduzir por uns 3-5 minutos. Reserve.

2. Escorra as castanhas de caju e coloque-as no liquidificador, coloque o refogado, o caldo, o alho em pó, o sal, a noz moscada e a pimenta do reino. Bata em velocidade alta por 1 minuto, deve ficar um creme homogêneo. Prove e ajuste os temperos se necessário. Se não for utilizar na hora, guarda em recipiente com tampa, na geladeira por 3 a 5 dias.

Ingredientes

250g de massa sem glúten

1/2 maço de espinafre (apenas as folhas)

1 1/2 xícara de molho béchamel

1 xícara de água do cozimento da massa

1/4 colher de chá de pimenta calabresa (opcional, mas eu adoro)

Sal e pimenta, se necessário

Punhado de Tempero Verde picado

Modo de Preparo

1. Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem ou até que esteja al dente.

2. Em uma frigideira alta, coloque o molho branco e despeje uma xícara de água do cozimento da massa. Mexa para misturar e deixe cozinhar por uns 2-3 minutos, se necessário, acrescente um pouco mais de água. Se for utilizar a pimenta calabresa, pode adicionar nessa etapa.

3. Coloque as folhas de espinafre no molho, misture bem e deixe cozinhar por alguns poucos minutos, elas irão murchar e reduzir bastante de volume.

4. Para finalizar, acrescente a massa, o tempero verde e misture bem. Prove e se necessário, ajuste o sal e a pimenta. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Notas

* Você pode usar o tipo de massa da sua preferência, pode ser penne, parafuso, fettuccine, etc.

*Para um sabor extra, adicione um pouco do Parmesão Vegano na finalização do prato.

* Essa receita rende aproximadamente 4 porções.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim