• Loris Valim

FOCACCIA VEGANA



Se o pão e a pizza tivessem um filho, com certeza se chamaria Focaccia!

Esse pão rústico, de origem italiana, macio por dentro e levemente crocante por fora é normalmente finalizado com azeite, alecrim e sal grosso, mas você pode usar a criatividade e usar o que preferir. Combina muito com tomate cereja, azeitonas e outras ervas, como orégano e tomilho.


Pra chegar nessa versão vegana, foi preciso fazer alguns testes. Queria tentar usar inhame na massa, mas o resultado é que a massa ficava pesada e acabava não crescendo, o segundo teste quase ficou bom, mas quando cheguei no terceiro (e último) vi que sem inhame a massa se comportava muito melhor. Então fica a dica, cozinha é laboratório, é só testando que você vai descobrir como os ingredientes reagem as mais diversas combinações, é preciso tempo e atenção ao que está preparando, por isso não se cobre tanto se não deu certo na primeira tentativa, vai de novo, testa e retesta, no final o resultado vai acabar surpreendendo!


Essa focaccia é deliciosa pra servir com o seu molho ou pastinha favorita. Aquele aperitivo que vai agradar todo mundo, desde um encontro com os amigos até aquela noite especial com o crush, mas ninguém vai te julgar se você preparar ela pra comer sozinho mesmo.

Espero que goste da receita e se testar, não esquece de marcar #bemmaisquesalada no Instagram pra eu ver como ficou.

Beijos e até a próxima.

Loris.

FOCACCIA VEGANA

Ingredientes​​


​​

1/2 xícara de farinha de arroz

1/4 xícara de farinha de milho (fubá)

1/4 xícara de fécula de batata

1 colher de sopa de fécula de mandioca (ou polvilho doce)

1/2 colher de chá de goma xantana

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de sal temperado (receita aqui )

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

2 colheres de sopa de semente de linhaça triturada

1/2 xícara de água filtrada

1/2 xícara de leite de coco caseiro

2 colheres de sopa de azeite

1/2 colher de chá de vinagre de maçã

1 colher de sopa de melado de cana (ou açúcar mascavo)

1/2 colher de sopa de fermento biológico

Alecrim e azeitonas para a cobertura.

Modo de Preparo

1. Comece preparando o ovo vegano, misturando em uma tigela a linhaça triturada com a água. Deixe descansar por uns 5 a 10 minutos.

2. Coloque em uma tigela as farinhas, as féculas, a goma xantana, o sal e o bicarbonato de sódio. Misture bem e reserve.

3. Coloque no liquidificador o gel de linhaça, leite de coco, azeite, vinagre e o melado de cana, bata até formar uma emulsão.

4. Misture a emulsão com os ingredientes secos, acrescentando por último o fermento.

5. Coloque a massa em uma forma untada (com óleo e um pouco de farinha de arroz ou milho) e deixe descansar por uns 20 minutos.

6. Depois deste tempo, faça alguns furos, pressionando levemente a massa com os dedos, coloque alecrim e as azeitonas nesses espaços.

7. Leve ao forno pré aquecido a 180°C para assar por 25-30 minutos ou até que esteja dourada.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim