• Loris Valim

MASSA COM ABÓBORA E ESPECIARIAS



Já estava mais do que na hora de postar uma receita com ela, afinal de contas a abóbora cabotiá está entre o top 10 dos meus alimentos favoritos!

Essa massa é SIMPLESmente deliciosa, são poucos ingredientes, muito sabor e um contraste de texturas que quase parece impossível parar de comer!


Nessa receita utilizei uma das minhas PANC's favoritas, que é a Peixinho-da-Horta. Bastante cultivada no sul e sudeste do Brasil, ela é utilizada como planta ornamental, mas suas aplicações na culinária começam a mudar um pouco esse cenário, já que são cultivadas em muitas hortas para fins na gastronomia. Ela recebe o nome de Peixinho em função da sua textura e do leve sabor que lembram ao de peixe frito. Pode ser feita empanada, grelhada ou picada para usar refogados. Tem sabor parecido ao da sálvia, por isso combina muito bem com molhos para massas e com alguns legumes assados, como por exemplo, abóbora.

A abóbora gosto de fazer assada no forno e temperada com várias especiarias, isso deixa o preparo dessa receita ainda mais fácil e saboroso. Já que você só precisa temperar a abóbora e cuidar o tempo dela no forno, podendo se concentrar em fazer os outros preparos com calma.


Espero que goste da receita e se testar, não esquece de me contar o que achou! Amo saber que estão fazendo as receitas aqui do blog, meu coração transborda de amor, de verdade!!! E se tirar uma foto, marcar #bemmaisquesalada no Instagram pra eu ver como ficou!

Beijos e até a próxima!

Loris.

MASSA COM ABÓBORA E ESPECIARIAS

Ingredientes​


1/2 abóbora cabotiá cortada em cubos

3 dentes de alho

2-3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de chá de páprica defumada

1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado (pode ser em pó)

1/4 colher de chá de canela em pó

Pitada de noz moscada

1/2 colher de chá de sal (ou mais se achar necessário)

Pimenta do reino à gosto

4 xícaras de massa (penne ou parafuso)

1 cebola picada

6 tomates secos picados (hidratados em água)

10 folhas de Peixinho-da-Horta (pode substituir por sálvia)

Modo de Preparo

1. Pré aquecer o forno em 180°C.

2. Em um tigela, coloque a abóbora cortada e adicione o alho, o azeite, as especiarias, o sal e a pimenta do reino. Mexa até que todos os pedaços de abóbora estejam envolvidos com os temperos.

3. Distribua a abóbora em um tabuleiro, cuidando para que não fique um pedaço sobre o outro, e leve ao forno por 30-35 minutos, virando os pedaços na metade do tempo. Após este tempo, retire do forno e reserve.

4. Cozinhe a massa conforme as instruções do pacote ou até que esteja al dente.

5. Enquanto isso, aqueça uma frigideira alta, coloque um pouco de óleo e refogue a cebola até que esteja macia. Acrescente os tomates secos e deixe cozinhar por uns 3 minutos. No final deste tempo, adicione 6 folhas de Peixinho-da-Horta picados e refogue por mais alguns minutos.

6. Pegue metade dos cubos de abóbora assados (pode fazer esse processo no tabuleiro mesmo), acrescente um pouco de azeite de oliva e com a ajuda de um amassador de batatas amasse até virar um purê. Adicione este purê a frigideira e coloque 1 xícara de água do cozimento da massa. Mexa bem e se necessário, acrescente um pouco mais de água para atingir o ponte desejado.

7. Em uma frigideira pequena, adicione um pouco de azeite de oliva e assim que estiver quente adicione o restante das folhas de Peixinho, frite até ficar levemente crocante.

8. Adicione a massa cozida ao creme de abóbora e mexa para misturar. Ajuste os temperos e sirva com o restante das abóboras e as folhas de Peixinho por cima. Bom apetite!

Notas

* Um ótima sugestão de acompanhamento é servir com os chips de coco por cima. Tem receita no perfil do blog no Instagram .

* Costuma fazer a abóbora com casca, além dos nutrientes acho que a textura dá um toque especial, mas se você preferir, pode descascar.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim