• Loris Valim

COUVE-FLOR ASSADA



Muita gente acha a couve-flor um alimento sem graça, mas na minha opnião é dos alimentos mais versáteis, só precisa do tempero certo!

Sempre que via uma foto da couve-flor assada inteira sentia uma vontade enorme de experimentar fazer, mas quando comprava, acabava dando outros fins a ela, virava arroz de couve-flor, assada em floretes ou purê. Essa danada é bem versátil na cozinha!


A tentativa veio depois de acabar encontrando alguns macetes na internet de como preparar ela inteira sem deixar que ficasse cozida por fora e crua por dentro ou pior, cozida por dentro e queimada por fora. E agora vamos para o grande segredo: VAPOR.

Isso mesmo, para fazer com que ela cozinhe por igual precisa de vapor dentro do forno. Se o seu forno é daqueles mega-blaster-ultra-profissional e já vem com a função vapor (pausa para um pouco de inveja, pronto, passou!) tudo certo, mas se assim como o meu, esse não é o seu caso, é só colocar uma forma com água no fundo do forno na hora de pré aquece-lo, e mante-la ali por quase todo o tempo de cozimento, retirando nos últimos 10 minutos, para a couve-flor dar aquela dourada extra na parte externa.


Esse é o detalhe mais relevante da receita, já que o restante do preparo é bem simples e envolve poucos ingredientes, mas garanto que o sabor é maravilhoso!!!

Sirva ela como prato principal, acompanhada de quinoa e um molho de sua preferência, fiz com o pesto de brócolis e combinou super!


Se você testar essa receita, volta pra me contar como ficou. E se tirar uma foto para o Instagram, marcar #bemmaisquesalada que eu vou amar ver como ficou!

Beijos e até a próxima!

Loris.

COUVE-FLOR ASSADA


Ingredientes​

1 couve-flor inteira

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de shoyo (sem glutamato monossódico)

1/2 colher de sopa de curry

1 colher de chá de páprica defumada

2 colheres de sopa de pasta de amendoim

2 colheres de sopa de água (ou mais de achar necessário)

Pitada de pimenta calabresa (opcional)

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

1. Pré aqueça o forno a 200°C e coloque uma assadeira com água até a metade na parte inferior (fundo) do forno.

2. Lave e seque bem a couve-flor. Com cuidado, pois ela deve se manter inteira, remova a parte inferior onde ficam as folhas. Coloque-a em uma outra assadeira e preparo o molho.

3. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e mexa para misturar bem, prove e ajuste os temperos.

4. Sobre a assadeira, vire a couve-flor de cabeça para baixo, derrame parte do molho fazendo com que ele se espalhe, gire um pouco a couve-flor para que ele entre em quase todos os espaços. Coloque a couve-flor de volta com a base virada para baixo e pincele o restante do molho por cima, cuidando para cobri-la por inteiro.

5. Adicione um fio de azeite e leve ao forno para assar por 35 minutos. Quando faltar 10 minutos para completar o tempo, retire a assadeira com água (com muito cuidado) para que a couve-flor fique mais durada e levemente crocante por fora.

6. Retire a couve-flor do forno e sirva com o acompanhamento que preferir. Bom apetite!

Notas

* Como a couve-flor é um alimento super leve, pode combinar ela com arroz, quinoa ou até um purê de batatas, fica uma delícia!

* Pode guardar as sobras na geladeira por 2-3 dias.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim