• Loris Valim

BROWNIE DE CHOCOLATE



Esse é o momento que a gente se abraça e grita junto... Brownieeeeeee!!! É difícil encontrar alguém que não goste, e se não gosta é porque não experimentou esse!

Crocante por fora, macio por dentro e cheio de chocolate, essa receita já está entre as minhas favoritas e depois de você fazer, acredito que vai ser uma das suas também. Ingredientes simples e uma combinação perfeita de sabores!


O pulo do gato da receita está na farinha de mandioca, que por ser mais granuladinha dá uma textura incrível para o brownie. Já fiz com a farinha simples e com a torrada, gostei mais do sabor da farinha simples, mas pode usar a que for mais acessível pra você, até porque os paladares são diferentes e você pode acabar gostando mais com a torrada mesmo.


Na hora de escolher o chocolate, dê aquela boa olhada no rótulo e procure optar pelos de boa qualidade, pois a grande maioria está cheia de açúcar e gorduras ruins. Sei que o chocolate 70% pode não agradar muitas pessoas, mas posso dizer com propriedade, você aprende a mudar seu paladar, e quem está falando é a ex-rainha do "só como chocolate branco". Então, começa as poucos, 50%, 60% cacau e quando menos esperar já vai estar de boa no chocolate amargo.

Então, bora preparar a receita, que você pode servir para convidados, levar pro passeio de domingo, fazer para o crush ou simplesmente pra comer quando estiver com vontade de doce!

E aquele pedido básico, se testar a receita me conta o que achou e se postar no Instagram não esquece de marcar a hashtag #bemmaisquesalada pra eu ver como ficou!

BROWNIE DE CHOCOLATE


Ingredientes ​

1/2 colher de sopa de semente de linhaça + 3/4 água (ovo vegano)

1/2 xícara de farinha de mandioca

1 1/2 colher de sopa de fécula de mandioca (pode ser fécula de batata)

3/4 xícara de açúcar mascavo

1/3 xícara de cacau em pó

180 gramas de chocolate 70%

3 colheres de sopa de óleo de coco

1/4 xícara de nozes picadas

Modo de Preparo

1. Comece preparando o ovo vegano. No liquidificador, coloque a semente de linhaça e a água e bata por aproximadamente 1 minuto. Coloque essa mistura em uma tigela pequena e reserve por alguns minutos para engrossar.

2. Derreta o chocolate em banho Maria. Quando o chocolate estiver quase todo derretido, acrescente o óleo de coco, deixe que ele também derreta naturalmente e só então misture os dois com uma colher.

3. Na tigela da batedeira, coloque os ingredientes secos e mexa com uma espátula para misturar.

4. Acrescente os ingredientes líquidos, mexa para misturar (apenas para evitar a sujeira na batedeira) e bata por aproximadamente 1 minuto. Pode ser feito a mão, com o fouet.

5. Unte a forma que vai utilizar (se for de silicone, não precisa untar), despeje a massa e leve ao forno pré aquecido a 180°C por 15-20 minutos ou até que as bordas pareçam crocantes e o centro mais úmido.

6. Retire do forno e deixe esfriar completamente (aproximadamente 1 hora), quanto mais tempo deixar esfriando, mais macio ele irá ficar. Em seguida, corte delicadamente os quadrados do tamanho que preferir e estão prontos para servir.

7. Pode guardá-los em um recipiente com tampa em temperatura ambiente por alguns dias ou congelar por um tempo mais longo.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim