• Loris Valim

COMO FAZER LEITE DE AVEIA



Quando falamos em leite vegetal é normal pensarmos em opções como leite de coco, de castanhas, de amêndoas, que são ótimas opções, porém algumas vezes se tornam menos acessíveis ou até mesmo caras, mas não são estas as únicas alternativas. Existem muitas opções de leites vegetais e alguns extremamente acessíveis e saudáveis, como é o caso do leite de aveia.

De sabor neutro, esse leite pode ser usado nos mais variados preparos. Gosto dele especialmente no chocolate quente, no mingau de aveia e para preparar molho branco, ele deixa esses preparos com uma cremosidade incrível!


Quanto à consistência, você pode ajustar de acordo com a sua preferência ou com o tipo de preparo que vai fazer com ele. Podendo acrescentar mais ou menos água para atingir a espessura de leite que você deseja.

Para ter um leite liso é importante coar o leite depois de bater no liquidificador. Para isso indico você utilizar um coador de pano, costumo utilizar um saco de voal específico para este uso, você encontra pronto na internet ou pode mandar fazer, mas também pode usar outro tipo de tecido, como o pano de prato mesmo, desde que seja algo com a trama bem fechada, que impeça a passagem de resíduos.

Falando em resíduo, o que sobrar no pano, você pode usar para colocar em receita de bolo, cookies ou smothies. Para o mingau, pode colocar o leite com o resíduo junto, vai ajudar a dar mais cremosidade. O negócio é não desperdiçar nada!


Espero que vocês gostem e que se lembrem desse leite maravilhoso nos seus próximos preparos! Depois me conta o que achou e não esquece de marcar uma foto no Instagram com a hashtag #bemmaisquesalada . Vou adorar ver como ficou!

Beijos e até a próxima!

Loris

COMO FAZER LEITE DE AVEIA

Ingredientes


1 xícara de aveia em flocos

(deixada de molho por umas 4 horas*)

3-4 xícaras de água

(dependendo de como preferir seu leite)

Modo de Preparo

1. Escorra a água da aveia e descarte essa água.

2. Em um liquidificador, coloque a aveia e a água e bata por aproximadamente 2 minutos.

3. Coe o leite com a ajuda de um saco de voal ou um pano de prato limpo.

4. Coloque o leite em recipientes de vidro e armazene na geladeira por até 5 dias.

Notas

- Você pode pular o passo de deixar a aveia de molho, apenas notei que quando colocado de molho o leite fica menos espesso e mais fácil de coar.

- Para dar um sabor extra ao leite, você colocar gotas de extrato de baunilha ou até 1 tâmara para bater junto no liquidificador.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim