• Loris Valim

PÃOZINHO DE BATATA DOCE



Quem não gosta de um pãozinho de queijo no café da manhã ou no lanche da tarde, acompanhado de um cafezinho? E se você pudesse substituir ele por uma versão mais saudável e tão saborosa quanto, você faria? Se a resposta para essas perguntas for "sim", tenho a receita perfeita pra você! Acho que essa é uma das receitas mais inclusivas da vida! Ela não contém leite, ovos, açúcar, glúten e nenhum tipo de produto altamente processado, assim pode ser consumida tanto por crianças ou adultos quanto pessoas com alergias ou intolerâncias alimentares.


Quando decidi que não iria mais consumir nada que tivesse leite animal, uma das minhas primeiras dúvidas foi de como substituir o pão de queijo por algo que tivesse sabor e textura ao menos parecidos. Testei algumas receitas que encontrei na internet e fui fazendo alguns ajustes até chegar a uma que me pareceu a versão mais parecida com a original. O legal é que você pode fazer o mesmo, testando outras possibilidades e agregando outros sabores. Por exemplo, nessa receita usei alecrim, mas você pode usar orégano, manjericão ou as ervas que preferir. A chia, além de agregar valor nutricional na receita, vai dar um crocante extra na mordida que vale a pena experimentar. Se preferir, pode ser usar semente de linhaça.


Esses pãezinhos vão super bem de café da manhã ou de lanche da tarde. Sugiro experimentar com essa maionese de biomassa de banana verde , fica incrível! Espero muito que faça essa receita e depois me conta o que achou. Se postar no Instagram não esquece de marcar #bemmaisquesalada , vou adorar ver como ficou! Beijos e até a próxima! Loris

PÃOZINHO DE BATATA DOCE

Ingredientes​


1 xícara de batata doce cozida e amassada

1/2 xícara de polvilho doce

1/2 xícara de polvilho azedo

1/4 xícara de água morna (mais se necessário)

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de chia

1/2 colher de chá de cúrcuma em pó (opcional)

Alecrim a gosto (pode usar o tempero que preferir, com orégano também fica muito bom).

Modo de preparo

1. Em uma tigela, misture os ingredientes secos.

2. Acrescente a batata amassada, o azeite e vá adicionando a água aos poucos.

3. Misture com as mãos até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

4. Amasse até conseguir uma massa homogênea e fácil de modelar.

5. Faça bolinhas e coloque-as em uma forma antiaderente, cuide para deixar um pouco de espaço entre elas, pois os pãezinhos vão crescer.

6. Asse em forno pré aquecido a 180°C por 30 minutos.

Notas

- Se preferir, você pode dobrar a receita, moldar as bolinhas e congelar. Depois é só levar direto ao forno pré aquecido para assar.

- Pode fazer também na Air Fryer, asse em 180°C por 20 minutos.

- Você pode acrescentar 1 colher de sopa de levedura nutricional para agregar ainda mais sabor ao pãozinho.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim