• Loris Valim

FEIJOADA VEGANA



Arroz com feijão feito com carinho já sabe ser uma delícia, quando essa combinação passa por um upgrade é quase a perfeição em forma de comida!

Essa feijoada vegana além de ser uma refeição completa e deliciosa, ainda oferece uma ótima combinação de nutrientes. Comida de verdade que alimenta o corpo e a alma. E se você é do time que ainda tem dúvida de que é capaz de preparar feijão em casa, vou te contar uma breve história:

Faz pouco mais de 1 ano que perdi o medo de usar a panela de pressão, acreditava que ela podia explodir e derrubar o prédio onde eu moro. Sério, era um medo em proporções bem ridículas, agora eu sei! (risos). Foi só então que eu comecei a preparar em casa o feijão, lentilha, grão-de-bico, etc. Se você sente um pouco desse receio, vou te contar um segredo, as panelas novas não explodem, elas tem várias válvulas de segurança e planos B de saída de pressão. Você só precisa observar a quantidade de alimento e água de acordo com a capacidade da sua panela. Depois que você descobre isso, é libertador, imagina não precisar mais comprar grão de bico enlatado? É vida, de verdade e você ainda pode cozinhar todos esses alimentos com os seus temperos favoritos. Pode até parar de pedir para a sua mãe cozinhar o feijão pra você. Não que eu fizesse isso, mas sim, eu fazia isso!


Na receita da feijoada eu uso o feijão já cozido, mas pensei em compartilhar como eu preparo para o caso de alguém precisar. Segue abaixo.

Preparando o feijão:

- Deixar 500g de feijão (qualquer tipo) de molho em água por 24 horas, trocando essa água durante algumas vezes (esse processo ajuda a eliminar os anti nutrientes presentes na casca do feijão).

- Escorrer a água e lavar o feijão em água corrente.

- Na panela de pressão, acrescente o feijão, 1 colher de chá de sal e 3 folhas de louro. Mexa um poco e coloque água o suficiente para cobrir os feijões, passando uns 2 dedos acima dele.

Nota: Coloco pouco sal no cozimento porque prefiro temperar ele depois, de acordo com o preparo que será feito.

- Mantenha o fogo alto até a panela começar a liberar pressão (aquele chiado que demora pra gente perder o medo), baixe para fogo médio e deixe cozinhar por 25 minutos.

- Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente (o feijão continua cozinhando por esses minutos de espera).

- Abra a panela com cuidado, mexa com uma colher de pau, pressionando um pouco os grãos. Prove e ajuste os temperos. Está pronto para virar a feijoada!


Quanto aos legumes, usei os que tinha na geladeira, você pode utilizar os que estiverem disponíveis na sua, pode ser beterraba, chuchu, beringela, enfim, o que você preferir. O importante é manter a variedade pra você aproveitar o máximo de nutrientes e sabores no prato.

Essa receita combina muito com almoço de domingo, comida boa pra aquecer, reunir os amigos e ainda liberar a geladeira daqueles legumes que estavam quase esquecidos.


Sugestões de acompanhamento:

- Couve refogada

- Laranja picada (gosto de colocar chia por cima)

- Arroz ou quinoa cozida

- Farofa

Se você preparar essa receita, me conta depois como ficou! E se postar no Instagram, não esquece de marcar #bemmaisquesalada , vou adorar ver como ficou!

Beijos,

Loris.

FEIJOADA VEGANA


Ingredientes​​

Tofu

200g de tofu drenado

1 cs de azeite de oliva

2 cs de shoyo (sem glutamato)

1/2 cc de páprica defumada

1 cc de melado de cana (ou açúcar mascavo)

1/4 cc de alho em pó

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Tofu

1. Com a ajuda de um pano ou papel toalha, pressione delicadamente o tofu, para retirar o excesso de água.

2. Corte o tofu em quadrados pequenos, de mais ou menos 2x2 cm.

3. Em um recipiente pequeno, misture os ingredientes da marinada,

4. Acrescente o tofu e mexa delicadamente, cuidando para que o molho envolva todos os pedaços. Deixe marinar por no mínimo uns 20 minutos, o ideal é deixar de um dia para o outro, quanto mais tempo, mais sabor.

5. Aqueça uma frigideira em fogo médio. Assim que estiver quente, desepe o tofu marinado e deixe o molho reduzir. Quando observar que o tofu começou a ficar dourado por baixo, vire os pedaços e deixe no fogo por mais alguns minutos até que estejam dourados e levemente crocantes. Reserve.

Ingredientes

Legumes assados

1/2 abobrinha picada em triângulos

1 cenoura cortada em rodelas

1/4 de abóbora cabotiá picada em cubos

3 dentes de alho picados

1/2 cc de zaatar*

1-2 cs de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Legumes assados

1. Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Mexa bem incorporar os temperos.

2. Coloque os legumes em uma forma alta e leve ao forno pré aquecido a 180°C por 40 minutos ou até que estejam levemente dourados - vire os legumes na metade do tempo. Enquanto isso, prepare o feijão.

Ingredientes

Feijoada

2 xícaras de feijão cozido (conforme instruções acima, no post)

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

1/4 xícara de pimentão vermelho picado

1 cc de páprica defumada

1/4 cc de tomilho seco

1/4 cc de cominho em pó

1/2 cc de fumaça líquida

Sal e pimenta a gosto

Punhado de tempero verde picado

Modo de Preparo

Feijoada

1. Aqueça uma panela alta, refogue a cebola e o alho até que estejam macios.

2. Acrescente o pimentão vermelho, a páprica defumada, o cominho e o tomilho, mexa para misturar e deixe refogar por uns 3 minutos.

3. Adicione o feijão cozido e se necessário, acrescente um pouco de água, cozinhe com a tampa fechada por alguns minutos ou até que o caldo tenha engrossado um pouco.

4. Coloque os legumes assados, a fumaça líquida e mexa para misturar, ajuste os temperos e cozinhe por uns 2 minutos para incorporar os sabores.

5. Desligue o fogo, misture o tempero verde, o tofu crocante e está pronto para servir. Bom apetite!

Notas:

- Zaatar é uma mistura de especiarias muito tradicional no Oriente Médio, tradicionalmente nela contém: tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado, sumagre e sal.

- Se você precisar engrossar o caldo do feijão, uma dica que funciona muito é colocar 1 colher de sopa (ou mais) de biomassa de banana verde, ela não vai alterar o sabor e dá uma consistência incrível ao caldo.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim