• Loris Valim

BOLO DE MILHO COM COCO



Você também é da opinião é de que as Festas de São João deveriam durar o ano inteiro? Época de gente feliz, colorida, boa comida, fogueira pra aquecer esse frio aqui do Sul, sem contar o bom e velho quentão (ahhhh, o quentão!) e as comidinhas, uma melhor que a outra.

Na minha opinião, um dos grandes segredos das comidas de São João serem tão maravilhosas, está na simplicidade. Pensa, preparos com poucos ingredientes, alimentos regionais, processos simples (as vezes longos, mas ainda assim, simples). Enfim, tudo isso ainda permitindo uma maior integração das pessoas que se juntam para comemorar e celebrar juntos. Sério, tinha que durar o ano inteiro. Junta-se a esse movimento! (risos).


Essa receita de bolo de milho é muito simples e sem segredos, você só precisa mesmo ter os ingredientes e um pouco de tempo, garanto que vai valer muito a pena. Ela super combina com café da tarde, sabe? Aquele pra convidar amigos em um domingo de tarde e jogar conversa fora, mas também pra comer sozinho, com um chá e um bom livro ou no contexto que você preferir!

Uma informação complementar, mas não menos importante. Observe na embalagem da farinha de milho quando for comprar, a grande maioria é feita a partir do milho transgênico (tem um "T" bem grande avisando). Sim, aquele geneticamente modificado para melhor atender a demanda, mas pouco preocupado com a qualidade nutritiva do grão. Enfim, observe e dê preferência ao que não for transgênico!


Ah! Esse bolo fica bem fofinho, mas se você gosta dele mais cremoso, pode trocar a farinha de aveia por 1/2 xícara de grãos de milho cozidos triturados. Fica top!

Espero que façam e que gostem tanto quanto gostamos aqui em casa, ele é um dos favoritos. E se tirar uma foto, não esquece de marcar a hashtag #bemmaisquesalada no Instagram.

Beijos e até a próxima,

Loris.

Curiosidade inútil: Sabia que o meu nome é sem acento, mas pronuncia com? Assim ó... Lóris.

BOLO DE MILHO COM COCO

Ingredientes​


2 ovos

100ml de leite de coco

2 cs de óleo de coco

1/2 xícara de açúcar mascavo

1/2 xícara de farinha de aveia

1/2 xícara de farinha de milho

2 cs de fécula de batata

1/4 xícara coco rolado

Pitada de sal

1 cc de erva doce

1/2 cs de fermento químico em pó

Topping

1/2 cs de coco ralado

1/2 cs de açúcar mascavo

Modo de Preparo

1. Misture os ingredientes secos em uma tigela.

2. No liquidificador, bata os ingredientes líquidos e despeje sobre os secos. Misture bem até obter uma massa homogênea.

3. Misture os ingredientes para o topo do bolo e reserve.

4. Coloque a massa em uma forma untada, espalhe a mistura de coco com açúcar por cima e leve ao forno pré aquecido a 180°C por 25-30 minutos - Se tiver dúvida do ponto, faça o teste do palito, após o tempo estimado, abra o forno e coloque um palito no meio do bolo, se ele sair seco, o bolo está pronto.

5. Espere o bolo esfriar e desenforme para servir.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim