• Loris Valim

TORTA RAW DE BANANA E CHOCOLATE



E pra combinar com todo esse amor rolando nos corações apaixonados, uma receita tão doce quanto esse dia! Foi só eu, ou essa frase em si já causa uma alteração glicêmica no organismo? É muita doçura!

Essa receita é uma mistura de tudo que eu gosto, ingredientes deliciosos, nutritivos e você ainda pode usar aquelas bananas que estavam quase passando do ponto e indo para o lixo. São nesse ponto que elas estão mais doces, o que só vai deixar a receita ainda mais saborosa.

Outra coisa muito legal nessa receita, é que por ser uma torta crua (raw), você não vai precisar usar o forno. Mantendo assim a integridade dos alimentos e preservando seus nutrientes.


A base da torta, usei o que tinha em casa, mas você pode variar as amêndoas e nozes por castanha do Pará, amendoim, macadâmias (se você for rica), avelãs, etc. Enfim, pode usar o que estiver mais acessível e ao seu gosto.

Para o recheio, o que vai dar a consistência cremosa são as castanhas de caju, essas são importante você não substituir, pois vai haver alteração significativa na estrutura e sabor da torta. Já as bananas, você pode substituir por morangos, maracujá ou até aumentar a quantidade de limão da receita e vai ter uma torta de limão deliciosa. Vale usar a criatividade e as frutas da estação.


Uma dica legal para quando for montar a torta, é usar um saco plástico para ajudar a pressionar a massa que vai no fundo, já que essa mistura de nuts tende a grudar bastante nas mãos.

Por ser uma receita que deve ser mantida no congelador, é super prática pra quando você quer adiantar a sobremesa do final de semana. Assim sobra mais tempo para se preocupar com os outros preparos e tem minha garantia de que vai surpreender seus convidados com uma torta incrível!

Base crocante, com recheio cremoso e o chocolate que forma uma casquinha deliciosa!


Bora preparar essa receita?

Depois deixa um comentário me contando como foi, e marca #bemmaisquesalada lá no Instagram pra eu poder conferir como ficou! ;)

Beijos e até a próxima,

Loris.

TORTA RAW DE BANANA E CHOCOLATE


Ingredientes ​

Base

1/2 xícara de amêndoas

1/2 xícara de nozes

1/2 xícara de aveia em flocos

10 tâmaras (sem caroço)

1 cs de óleo de coco

1 cc de cacau em pó

Pitada de sal

Ingredientes

Recheio

1 xícara de castanhas de caju hidratadas*

3 bananas médias

1/2 xícara de leite vegetal (usei de coco)

1/3 xícara de melado de cana

1/3 xícara de óleo de coco

1/2 cc de essência de baunilha

Suco de 1/2 limão

Pitada de sal

Topping

100g de chocolate 70%

Modo de Preparo

Base

1. Coloque todos os ingredientes em um processador de alimentos e bata até virar uma massa grossa, com alguns pedacinhos.

2. Em uma forma de fundo removível (aproximadamente 18cm), coloque a massa e vá pressionando para compactar e preencher bem todo o fundo da forma. Reserve.

Modo de Preparo

Recheio

1. Em um processador ou liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até virar um creme liso e homogêneo.

2. Espelhe o creme por cima da base e bata levemente a forma na bancada para retirar as bolhas de ar. Leve ao congelador por aproximadamente 2 horas ou até que o creme esteja firme.

3. Após este tempo, derreta o chocolate em banho Maria e coloque sobre a torta. Leve novamente ao congelador por algumas horas ante de servir.

4. Pode manter a torta congelada por até 2 semanas. Retire do congelador uns 15 minutos antes de servir, para descongelar um pouco. Bom apetite!

Notas

* Coloque as castanhas de caju de molho por umas 8 horas em água filtrada para que fiquem macias e aumentem de tamanho. Mas não precisa deixar de fazer a receita por causa deste tempo, se precisar, pode deixá-las de molho por 20 minutos em água fervente que já resolve também.

* O óleo de coco é importante para manter a torta firme, já que ele solidifica em baixas temperaturas vai manter a estrutura da torta por mais tempo, mesmo quando fora da geladeira.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim