• Loris Valim

ESCONDIDINHO DE AIPIM E COGUMELOS



Alguém falou comida quente pra esquentar o corpo no inverno? Com o frio que anda fazendo aqui no Sul, só dá para pensar em comer algo quente, que aqueça o corpo, a alma e ainda deixe aquela sensação de saciedade, que é para não precisar sair do sofá e das cobertas por algumas horas.

Sabe aquela comida que deixa a gente confortável, com sensação de saciedade e com uma leve impressão de que recebeu um carinho? É o que esse escondidinho proporciona!


Aipim (ou dependendo do lugar, mandioca) é um ingrediente super versátil, agrada a todos os paladares. Pode ser consumido cozido, assado, frito,como purê, e também encontramos como fécula e farinha, que são excelentes para fazer bolos, pães e farofa. No escondidinho vamos usar ele cozido, quanto mais macio estiver melhor vai ser para chegar no ponto do purê.


Usei cogumelos Paris, mas você pode fazer com o que estiver mais acessível, pode ser shitake, shimeji ou até variar com outros ingredientes, como fazer um refogado com sementes de girassol ou com legumes da sua preferência.

Uma receita fácil, simples e com sabor que vai surpreender. Ótima para fazer no almoço de domingo, pra desfrutar com a família e amigos.

Delícia né?!

Bora colocar a receita em prática e não esquece de compartilhar a receita com a #bemmaisquesalada. Vai que um amigo vê a receita, se anima a fazer e te convida?

Beijos e até a próxima!

ESCONDIDINHO DE AIPIM E COGUMELOS


INGREDIENTES - Purê de mandioca ​​

​500g de aipim descascado

1 cc de chá

2 cs de manteiga Ghee (ou azeite de oliva)

Pimenta do reino e sal a gosto

INGREDIENTES - Cogumelos

1 cebola média picada

2 dentes de alho

200g de cogumelo Paris picado

1 cs de shoyo (sem glutamato)

1/2 xícara de molho de tomate

1/4 xícara de tempero verde

Sal e pimenta do reino a gosto

cc - colher de chá

cs - colher de sopa

MODO DE PREPARO - Cogumelos

1. Leve uma frigideira alta ao fogo. Quando estiver quente, coloque um pouco de óleo e refogue a cebola e o alho até que estejam macios e levemente dourados.

2. Acrescente os cogumelos e o shoyo. Mexa para misturar e deixa cozinhar até que a água liberada pelos cogumelos tenha secado e eles estejam macios.

3. Adicione o molho de tomate, o tempero verde picado e tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe por uns 5 minutos. Reserve.

MODO DE PREPARO - Purê de mandioca

1. Em uma panela grande, coloque o aipim, cortado em pedaços médios, o sal e cubra com água.

2. Leve ao fogo alto até levantar fervura. Baixe o fogo para médio e reponha a água (fria) algumas vezes durante o cozimento. Cozinhe por uns 50 minutos ou até que o aipim esteja macio.

3. Escorra a água do aipim e com ele ainda na panela, amasse com a ajuda de um espremedor de batatas (ou garfo).

4. Acrescente a manteiga (ou azeite), tempere com mais sal (se necessário) e pimenta, e mexa até ficar cremoso.

5. Unte uma travessa com azeite, coloque uma camada do purê, acima desta camada coloque o recheio de cogumelos e cubra com outra camada do purê. Finalize salpicando um pouco de parmesão vegano e leve ao forno pré aquecido a 200ºC por 15-20 minutos. Está pronto para servir!

Notas:

* Você pode fazer o escondidinho sem a primeira camada de purê, colocando apenas o molho e cobrindo com o purê de aipim. Gosto de fazer camadas para ter mais estrutura.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim