• Loris Valim

ALIMENTOS ORGÂNICOS E SEU IMPACTO PARA A SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE.



Você já parou pra pensar na quantidade de substâncias desconhecidas que ingerimos e nas reações químicas que elas podem estar gerando no seu corpo? Quantas vezes nos deparamos com sintomas que parecem não ter explicação, alterações de humor, dores de cabeça, desanimo, pois bem, a resposta pode estar na sua alimentação!

Calma, viver em um bolha não é a solução, mas começar a minimizar a exposição do corpo aquilo que o prejudica, sim!

Muito se escuta falar em produtos orgânicos hoje em dia, mas na verdade, são mesmo tão importantes? Se você acha que a resposta é "não", continue lendo o texto!

foto: Green Live Orgânicos


O produtor orgânico sabe que a terra oferece tudo que precisamos, só que ela necessita ser trabalhada e requer manutenção constante. Precisa receber de volta nutrientes que serão importantes ao tipo de plantio que está sendo feito no momento, já que o produtor entende que existe um momento certo para cada plantio, que em cada época do ano o solo vai receber um tipo de alimento diferente para ser cultivado. E esse respeito e sabedoria vem agregado ao alimento que você vai consumir em casa.

foto: Green Live Orgânicos


Vamos falar um pouco sobre alguns fatores para se consumir produtos orgânicos:

- Alimentos livres de agrotóxicos.

Se os agrotóxicos matam os insetos de uma vez, quem disse que ele não está nos matando aos poucos? Sei que a pergunta é forte, mas ela causa esse impacto por que você sabe que ela é legítima e que a resposta assusta muito. Há inúmeras pesquisas que apontam o uso de agrotóxicos na agricultura como um dos maiores causadores de doenças como o câncer. Consumir alimentos com agrotóxicos é estar ciente de fazer mal ao seu próprio organismo.

"Consumir alimentos com agrotóxicos é estar ciente de fazer mal ao seu próprio organismo."

- Entender e respeitar a sazonalidade,

"Humm, que vontade de comer melancia nesse frio!". Se só a frase já parece estranha, imagina o que é preciso fazer com a natureza para ela produzir alimentos fora de época? No reino vegetal, a maioria dos alimentos possui um período certo de cultivo e colheita. Isso acontece porque espécies diferentes precisam de atributos naturais que acontecem em determinada estação do ano. E como tudo na natureza é perfeito, esses alimentos também vão estar nos dando os nutrientes necessários de acordo com o período, como a melancia que vai nos hidratar no verão e o pinhão que dará energia para encarar o inverno. Respeitando essa dinâmica da natureza, em plantar e colher no momento certo, teremos alimentos mais densamente nutritivos e estaremos alimentando nosso corpo com o que é melhor para ele em determinada época.

- Respeito com o solo.

Além de não usar agrotóxicos, que causam a degradação e desiquilíbrio nutricional do solo, quem trabalha com alimentos orgânicos utiliza de processos como a rotação de espécies, que permitem ao solo receber nutrientes de diferentes tipos de plantio e oferecer períodos de "descanso" para recuperação do solo entre uma cultura e outra. O produtor orgânico ajuda a manter o solo vivo, nutrindo a planta com equilíbrio e utilizando de meios que a própria natureza oferece.



Saber de onde vem o nosso alimento, ter segurança de que estão livres de agrotóxicos, plenos de nutrientes, que existe cuidado com a terra, com a sazonalidade e respeito envolvido em todo o processo de cultivo são apenas alguns dos pontos positivos que podemos mencionar em relação ao consumo de produtos orgânicos.

Você pode estar se perguntando se eu, por exemplo, só me alimento de produtos orgânicos, posso dizer que sempre que possível sim, mas temos que ter consciência, fazer sempre o melhor possível dentro das nossas necessidades. Então, sempre que houver opção, escolha pela sua saúde, use produtos orgânicos!

"Sempre que houver opção, escolha pela sua saúde, use produtos orgânicos!"


As fotos do post foram tiradas na Green Live Orgânicos, local onde compro meus alimentos orgânicos. Sugiro muito a quem tiver oportunidade, que agende uma visita pra ir lá conhecer a propriedade e o trabalho maravilhoso que eles realizam. A Bruna e o João são os proprietários, sempre super simpáticos e generosos em compartilhar conhecimento, cada ida até lá é sempre uma aula. Se você mora na região do Vale dos Sinos, eles fazem entregas em algumas das cidades. Caso tenha interesse vou deixar os dados abaixo.

Green Live Orgânicos

Fone: (51) 99901-4136.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim