• Loris Valim

REQUEIJÃO DE CASTANHAS



Não tá acreditando que ele parece mesmo um ótimo substituto ao requeijão original? Então te sugiro preparar essa receita o quanto antes para tirar de vez essa dúvida e ver que há luz no fim do túnel.


Essa receita é super simples, poucos ingredientes e preparo super rápido. O que exige um pouco mais de tempo e é super importante para a textura do requeijão, é deixar as castanhas de molho. Sugiro que deixe umas 8 horas ou durante a noite, pois elas vão amolecer bastante e aumentar de tamanho, o que significa maior rendimento da receita... e como as castanhas não são ingrediente barato (infelizmente), melhor esperar esse tempo precioso.


Prefiro sempre que possível consumir os alimentos crus, assim eles estão mais plenos de nutrientes, já que na cocção, eles perdem um pouco das suas propriedades, maaaaas se tempo é problema, coloca água pra ferver e deixa elas de molho por uns 20 minutos, já resolve o lance da textura.


Para dar o sabor característico do requeijão, gosto de usar missô claro. Você pode encontrar facilmente em lojas de produtos naturais. Missô é um ingrediente popular na culinária japonesa, essa pasta fermentada a partir de alguns tipos de grãos (ex.: soja), é muito benéfica a saúde pelas suas propriedades nutricionais. Rica em aminoácidos, minerais e é também um excelente probiótico, auxiliando no equilíbrio da microbiota intestinal.

Se você não encontrar missô onde você mora, pode fazer sem, colocando um pouco mais de sal e ajustando os outros temperos de acordo com o seu paladar. Vai ficar super cremoso e com sabor um pouco mais neutro, mas super saboroso também.

Essa receita é super versátil e além de passar no pão, dá para fazer molhos incríveis para massa, salada ou usar de acompanhamento de petiscos.

Bora para a receita! #bemmaisquesalada

REQUEIJÃO DE CASTANHAS


Ingredientes ​

​3/4 de xícara de castanha de caju crua

1 dente de alho ralado

Suco de 1/2 limão

1/2 cs de missô claro

1/2 xícara de água morna

1/4 cc de sal*

Pimenta do reino moída a gosto

Modo de Preparo

1. Coloque as castanhas em um recipiente e deixe de molho em água filtrada por umas 8 horas.

2. Retire as castanhas da água (descarte essa água) e bata no liquidificador ou processador com o restante dos ingredientes até obter um creme liso e homogêneo.

3. Ajuste os temperos, e se necessário, acrescente um pouco mais de água.

4. Coloque o requeijão em um recipiente com tampa e conserve na geladeira por até 1 semana.

Notas

* Como o missô já é naturalmente salgado, coloque sal aos poucos.

* A quantidade de água pode variar de acordo com a textura que preferir.

* Sinta-se a vontade para experimentar temperos, usar algumas ervas... ajuste ele para os sabores que preferir!


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim