• Loris Valim

CREME DE AVELÃS COM CHOCOLATE ("TIPO" NUTELLA)



Quem nunca se jogou ou sentiu vontade de se jogar dentro de um pote de Nutella que atire a primeira avelã!

Agora você pode preparar em casa o similar desse creme mundialmente famoso, isso mesmo! E ainda livre de todo aquele açúcar refinado, aditivos de sabor e gorduras prejudiciais à saúde.

Já preparei essa receita de duas maneiras. Uma com chocolate derretido e outra apenas com cacau em pó. Confesso que gosto mais da com chocolate derretido, ele deixa o creme com uma textura mais aveludada e um sabor mais adocicado, mas caso não tenha chocolate em casa, pode fazer sem, só acrescentando um pouco mais de cacau em pó. A diferença entre as duas opções é realmente bem pequena, mas existe!


Outra sugestão legal é colocar umas 2 ou 3 colheres de sopa de biomassa de banana verde. Vai dar cremosidade, fazer render mais (adoro!) e não vai alterar o sabor. Fica muito bom e vai ainda estar levando todos os benefícios da biomassa a essa receita maravilhosa. Só não usei, porque estava sem banana verde em casa.

O aroma de avelã que fica na casa é uma delícia, você vai ver como é fácil fazer essa pasta! Minha sugestão, comece a experimentar também com outras oleoginosas, todas elas podem se transformar em pastas deliciosas, que vão substituir perfeitamente esses doces industrializados que acabamos comprando no impulso quando vamos ao supermercado. Experimente, você vai se surpreender com as possibilidades!


Depois, me conta o que achou e como ficou a sua. E se tirar foto, marca o #bemmaisquesalada nas redes sociais pra eu ver como ficou. Bjokas e até a próxima!

CREME DE AVELÃS COM CHOCOLATE ("TIPO" NUTELLA)


Ingredientes​

1 xícara de avelãs

3 colheres de sopa de cacau em pó

4 colheres de sopa de melado de cana

2 colheres de sopa de óleo de coco

60g de chocolate 70%

1 xícara de leite de avelãs (ou qualquer outro leite vegetal)

Piada de sal

Modo de Preparo

1. Coloque as avelãs em uma forma e leve ao forno pré aquecido em 180ºC por 10 minutos. Pode ser também em uma frigideira na bocado fogão. Esse processo vai fazer com que a avelã solte seus óleos mais rapidamente e intensifique o sabor.

2. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Coloque as avelãs sobre um pano de prato e esfregue para que as cascas se soltem. Não precisa tirar todas as cascas, mas elas podem influenciar na textura da pasta.

3. Coloque as avelãs no processador e bata até que vire quase farofa.

4. Derreta o chocolate em banho Maria.

5. Acrescente o restante dos ingredientes e o chocolate derretido ao processador. Bata até que vire um creme liso. O ideal é durante o processo, ir limpando as laterais do processador, para soltar o que ficar acumulando ali. Se preferir mais doce, adicione um pouco mais de melado de cana.

6. Transfira o creme para um recipiente com tampa e armazene no refrigerador. Dura entre 1 a 2 semanas. Use com moderação ou não!

Notas:

Caso não use o chocolate derretido, adicione 1 a 2 colheres de sopa de cacau em pó a receita.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim