• Loris Valim

ESTROGONOFE VEGANO



Receita que ocupa lugar especial no coração de muitas pessoas... inclusive no meu!

Confesso que só a ideia de preparar essa receita já me enche de amor e fome. Prato de preparo simples, com poucos ingredientes e cheio de sabor!

Essa receita é super prática pra fazer quando você vai receber visitas e está com dúvida ou insegurança de qual prato preparar. Certeza que você vai receber muitos elogios, inclusive dos carnívoros de plantão.


As opções de acompanhamento são várias. Você pode servir o estrogonofe com arroz ou quinoa, preparar uma batata-doce palha (nas fotos) e completar com uma salada verde, que vai combinar muito e ainda vai estar agregando aquele sabor e valor nutricional que a gente tanto gosta!

O preparo é muito simples, já que a maior parte dos molhos podem ser deixados prontos previamente. Como é o caso do molho de tomate (que já deixei uma receita incrível nesse post aqui) e a biomassa de banana verde, que também pode deixar pronta, ela dura até 7 dias guardada no refrigerador.


Outro aspecto incrível dessa receita é que ela pode ser consumida por pessoas com restrições alimentares, já que ela é livre de lactose, glúten, ovos ou oleoginosas. Se for o seu caso ou de alguém que você conhece, aproveita pra sugerir ou prepara-la, você vai estar fazendo um bem enorme a si próprio e aos outros também!

Espero ansiosa poder ver esse prato preparado por você! Então, se fazer a receita não esquece de deixar seu comentário e marcar #bemmaisquesalada na foto do Instagram pra eu ver como ficou!

Beijos e até a próxima receita!

ESTROGONOFE VEGANO


Ingredientes ​

1 cebola média picada

2 dentes de alho ralados

100g de cogumelo Paris cortado em fatias

80g de cogumelo Shimeji picado

1 colher de chá de páprica defumada

1/2 colher de chá de cominho em pó

1/2 colher de chá de orégano seco

200ml de leite de coco

1/4 de xícara de biomassa de banana verde

1/2 xícara de molho de tomate*

1/2 colher de sopa de açúcar de coco (ou mascavo)

1 colher de chá de vinagre de maçã ou suco de limão

1/2 colher de chá de sal

Pimenta do reino a gosto

Tempero verde para finalizar

Modo de Preparo

1. Aqueça uma frigideira grande (de preferência com tampa), coloque um fio de óleo e refogue a cebola e o alho até que estejam transparentes.

2. Acrescente os cogumelos, a páprica, o cominho, o orégano e uma pitada de sal para ajudar que eles soltem água. Mexa para misturar e deixe cozinhar por alguns minutos ou até que tenha secado a água e os cogumelos estejam levemente dourados.

3. Enquanto isso, coloque no liquidificador o leite de coco, a biomassa de banana verde, o molho de tomate, o açúcar de coco, o vinagre, o sal e uma pitada de pimenta do reino. Bata até obter um creme liso. Prove e se necessário, ajuste os temperos.

4. Cubra os cogumelos com o creme e misture bem. Deixe cozinhar por uns 10 a 15 minutos com panela fechada, para incorporar bem os sabores.

5. Finalize com o tempero verde e está pronto para servir. Bom apetite!

Notas:

* Não vai me usar molho de tomate de caixinha, vai?! Tá aqui uma receita mara pra você deixar pronta na geladeira e usar sempre que tiver vontade. (molho rústico de tomate)


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim