• Loris Valim

GUISADO DE GRÃO-DE-BICO COM ABÓBORA


Uma sutil queda de temperatura e eu já vou logo preparando um dos meus pratos favoritos: Guisado de legumes!


Seja com sabor neutro ou mais apimentado, o que amo nesse tipo de comida é que ela além de te nutrir e ser muito saborosa, também te dá sensação de conforto, de preenchimento, como se alimentasse não só o nosso corpo, mas também a nossa alma. Acho que deu para entender que eu amo muito esse tipo de comida né?


Prato extremamente saboroso e rico em nutrientes!

Sou da opinião que sabendo usar os temperos certos, conseguimos transformar ingredientes simples em algo de sabor extraordinário. Parece estranho, mas eu simplesmente sou apaixonada por essas descobertas, testar, consertar sabor, construir sabor. Nosso paladar vai se adaptando com o tempo, e com a prática vem a experiência e a vontade de experimentar, de ousar cada vez mais. Não tenha medo, arrisque-se! Descubra quais temperos você prefere, quais são as melhores combinações, mas para isso tem que testar. Precisa ir para a cozinha e começar a alquimia dos temperos. Posso garantir que você vai se surpreender e quem sabe, se apaixonar por essas descobertas gastronômicas, por preparar o seu próprio alimento e ver como isso é libertador. Permita-se!... e depois me conta como foi!

Espero que o frio venha logo, e se prepara, vai ter muito mais pratos como esse por aqui!

GUISADO DE GRÃO-DE-BICO COM ABÓBORA


Ingredientes

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

1 cc de gengibre ralado (pode ser em pó)

1/2 cc de cominho em pó

1/4 cc de coentro moído

1/2 cc de curry

1/2 cc de cúrcuma

1/2 cc de canela em pó

Pitada de noz moscada

1/4 cc de pimenta calabresa

5 a 6 tomates picados (ou 1 lata de tomates pelados)

1/2 cc de sal (ajustar a gosto)

Suco de 1/2 limão

1/2 cs de melado de cana

Pimenta do reino à gosto

Metade de uma abóbora cabotiá picada

5 folhas de couve picadas grosseiramente

2 xícaras de grão-de-bico cozido (aproximadamente)

Amêndoas laminadas tostadas para decorar (opcional)

Modo de Preparo

1. Aqueça uma panela funda e coloque um pouco de óleo. Adicione as cebolas, deixe refogar um pouco e acrescente o alho. Continue a mexer até que a cebola esteja translúcida e o alho comece a liberar o aroma.

2. Adicione as especiarias (gengibre, cominho, coentro, curry, cúrcuma, canela, noz moscada e a pimenta calabresa) mexendo constantemente para não queimar, por mais ou menos 2 minutos.

3. Acrescente o tomate, o sal, a pimenta do reino, o limão e o melado de cana, mexa um pouco para misturar com os outros ingredientes e adicione 1/2 a 1 xícara de água*. Feche a panela e deixe cozinhar por uns 20 minutos ou até que tenha um molho homogêneo.

4. Você pode cozinhar a abóbora junto nesse momento, acrescentando um pouco de água, mas eu prefiro cozinhar ela separada, para ter mais certeza do ponto. Pode ser no forno, pré aquecido em 180° C por uns 25 a 30 minutos ou no vapor por mais ou menos 20 minutos.

5. Quando o molho engrossar, prove e ajuste os sabores se necessário.

6. Adicione as abóboras, mexa para misturar e largue as folhas de couve picadas por cima, feche a panela e deixe que elas cozinhem no molho, cerca de 5 minutos.

7. Por último, acrescente o grão-de-bico cozido. Mexa bem para misturar todos os sabores, ajuste o sal se necessário. Pode servir sobre o arroz ou quinoa cozidos e decorar com um pouco de amêndoas laminadas.

Notas:

* Por ser um prato bem quente, espere alguns minutos antes de servir, vai evitar que você se queime e irá potencializar o sabor.

* Se for utilizar o tomate pelado, adicione menos água, pois ele já vem com um pouco de molho.

* Pode guardar na geladeira e consumir entre 2 a 3 dias.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim