• Loris Valim

FALAFEL COM MOLHO DE TAHINE



Você já experimentou? Se não, sugiro de coração que experimente. Essa receita sempre foi uma curiosidade na minha vida e uma série de fatores me levaram a não ter feito antes. A principal foi o medo de testar coisas novas, de fugir do trivial e correr aquele risco maravilhoso de explorar algo novo na cozinha.

Aqui gostaria muito de compartilhar contigo uma experiência pessoal. Passei muitos anos da minha vida com insegurança, com medos e bloqueios criados pela minha própria mente. Hoje, como todo ser humano, tenho ainda minhas angústias, preocupações e inseguranças, mas fiz do medo o meu aliado, de verdade! Sabe a premissa de que se está com medo, vai com medo mesmo? Ela é perfeita! E o que me fez despertar foi a culinária, indo para a cozinha e me arriscando cada dia mais, buscando alternativas para o que já não fazia sentido, se eu busco uma vida mais saudável, como não me preocupar com a minha alimentação? Nesse processo errei, aprendi, erro de novo e recomeço, por que não precisa dar sempre certo, não precisa ser perfeito! Estou aprendendo a romper barreiras como a do "eu não sei", "mas é difícil" e pior ainda "eu nunca vou conseguir". Somos nós que impomos os limites e não os outros. Se você acha que não pode fazer algo, é você quem está acreditando nisso! Acredite em você, explore esse potencial incrível que você sabe que têm, talvez hoje esteja lá no fundo, mas se encontre! Seja a sua melhor versão e se orgulhe de quem você é!!!

Bom, o que era mesmo o assunto do post? kkkk


Então, foi experimentando que eu pensei : como pude viver tanto tempo sem saber dessa receita simples, saudável e muuuuuito saborosa!

Uma questão e curiosidade importante sobre a receita.

Porque deixar o grã-de-bico de molho?

Boa parte dos grãos contém na parte mais externa ácido fítico ou fitato, um inibidor enzimático, que se liga a algumas proteínas e minerais (como cálcio, ferro, magnésio e zinco) e prejudica a absorção adequada de alguns nutrientes pelo nosso organismo. Por isso fitato é considerado um antinutriente.

Quando deixamos os grãos de molho, neutralizamos grande parte deste antinutrientes. Melhorando assim a absorção e digestibilidade do alimento pelo nosso organismo e minimizando a formação de gases.

FALAFEL COM MOLHO DE TAHINE

Ingredientes Falafel


200g de grão-de-bico seco

1/2 cebola picada

2 dentes de alho picados

Salsa e cebolinha a gosto

1 a 2 cc de sal

4 cs de azeite de oliva

Suco de 1/2 limão

1/2 pimenta dedo de moça picada finamente

1/4 cc de pimenta do reino

Ingredientes Molho de Tahine

4 cs de Tahine

2 cs de azeite de azeite de oliva

Suco de 1/2 limão

Pitada de sal e pimenta

1/4 cc de alho em pó (opcional)

cc - colher de chá

cs - colher de sopa

Modo de Preparo Falafel

1. Deixe o grão-de-bico de molho por umas 12 horas.

2. Escorra a água e seque os grãos com a ajuda de um pano ou papel toalha.

3. No processador, bata o grão-de-bico com o sal.

4. Acrescente o restante dos ingredientes e bata mais um pouco.

5. Modele os bolinhos no formato que preferir e leve ao forno pré aquecido em 200 graus por uns 30 a 40 minutos ou até que estejam crocantes por fora e macios por dentro.

6. Servir com o molho de acompanhamento.

Modo de preparo Molho de Tahine

1. Colocar todos os ingredientes em um mixer ou liquidificador e acrescentar água aos poucos até chegar a consistência de molho. Outra opção é colocar os ingredientes em um recipiente de vidro com tampa e chacoalhar bem para emulsionar o molho.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim