• Loris Valim

NACHOS: TIPO DORITOS



Se assim como eu, você já foi ou é muito viciado nesse salgadinho... se prepara pra viver fortes emoções!

Claro que o sabor não é igual, mas fica tão crocante e delicioso quanto o que você encontra nas prateleiras dos supermercados, com a vantagem de vir livre de conservantes, corantes e gorduras prejudiciais a saúde.


A páprica é um dos grandes destaques dessa receita, já que é ela a responsável por deixar o sabor e cor semelhante ao famoso. Usei dois tipos, a páprica doce para dar um pouco de sabor e principalmente cor ao snack e a páprica picante, essa sim para dar aquele toque apimentado no sabor!

Outro ponto importante é quanto a farinha de milho ou fubá, procure sempre usar a opção orgânica, evitando as embalagens que vem com a informação de matéria-prima transgênica, que são identificadas com um "T" preto, sobre um triângulo amarelo.

Depois das considerações, bora preparar essa receita que dá pra comer sem culpa e sugiro fortemente que você experimente ela com (spoiler de próximas receitas) uma guacamole bem caprichada ou com um bom requeijão de castanhas. Hummm!!!



Fotos: Abrindo e recortando a massa.

NACHOS: TIPO DORITOS


Ingredientes

1/2 xícara de farinha de milho (ou fubá)

1/4 xícara de farinha de linhaça dourada

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1/4 xícara de água filtrada

1 colher de chá de sal

1/2 colher de chá de páprica doce

1/4 colher de chá de páprica picante

Modo de Preparo

1. Em uma tigela, misture as farinhas, o sal e as especiarias.

2. Adicione o azeite de oliva, e vá colocando água aos poucos, até conseguir uma massa úmida, mas firme.

3. Forre a bancada com um plástico filme, coloque a massa no meio e cubra com outro pedaço de filme. Abra a massa entre os dois plásticos com a ajuda de um rolo ou garrafa. Quanto mais fina a massa, mais crocante ela vai ficar.

4. Retire o plástico filme de cima e corte a massa em quadrados de mais ou menos 5x5cm, depois corte-os ao meio para formar os triângulos.

5. Transfira os nachos para uma forma untada com um pouco de óleo ou sobre um tapete de silicone e leve ao forno pré aquecido em 180 graus por uns 15 minutos ou até ficarem crocantes e levemente dourados.

Notas:

* Depois de esfriar, pode guardar os nachos em um pote com fechamento hermético que eles irão se manter crocantes por mais de uma semana.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim