• Loris Valim

BOLINHO DE ABOBRINHA COM MILHO E MOLHO PICANTE



Sugiro fortemente que você vá até a cozinha e confira se tem esses ingredientes em casa. Se a resposta for sim, não perde tempo e vai logo olhar o modo de preparo, porque sério, fica muito bom!


Abobrinha é o tipo de ingrediente que não falta aqui em casa. De sabor neutro e textura suave ela é super versátil e pode virar desde um espaguete até base para um molho branco delicioso. Nessa receita a combinação dela com o milho não podia ter dado mais certo. Sabe comida confortável, pra comer assistindo seu programa favorito? ou ainda pra receber os amigos com um petisco super do bem e saboroso?

Ah! E eu não falei a melhor parte... fica pronto em menos de 30 minutos!

Vamos a receita!

BOLINHO DE ABOBRINHA COM MILHO E MOLHO PICANTE

Ingredientes - Molho


1/4 xícara de leite vegetal

3 cs de óleo vegetal (usei o de coco)

1 cs de vinagre de maçã ou suco de limão

1 pimenta dedo de moça picada finamente

1 dente de alho

1/2 cc de mostarda

1/2 cc de sal

Pitada de pimenta do Reino

Ingredientes - Bolinhos

1 abobrinha grande ralada (ralo grosso)

1 xícara de milho cozido (escorrido)

1/2 cebola picada em cubinhos

Punhado de tempero verde picado

1/2 xícara de farinha de arroz

1/2 xícara de farinha de milho

1 cs de levedura nutricional*

1/2 cc de sal

1/4 cc de páprica defumada

1/4 cc de noz moscada

Pitada de pimenta do reino

1/4 xícara de leite vegetal

Modo de Preparo - Molho

1. Em um recipiente, com a ajuda de um mixer ou no liquidificador, misture todos os ingredientes e bata até virar um creme liso e homogêneo.

2. Leve o molho ao refrigerador para engrossar um pouco mais (o óleo de coco solidifica em temperaturas baixas), enquanto isso prepare os bolinhos.

Modo de Preparo - Bolinhos

1. Coloque a abobrinha ralada em um tigela com 1/4 de colher de chá de sal. Deixe descansar por uns 10 minutos. Ela irá soltar bastante água, retire o excesso com ajuda de um pano de prato ou papel toalha.

2. Em uma tigela, junte a abobrinha com os ingredientes secos e misture bem. Em seguida, adicione o leite e misture até formar uma massa espessa que desgrude das mãos, se ficar muito mole, acrescente um pouco mais de farinha.

3. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco. Molde os bolinhos, achatando para que não fiquem muito altos (isso deixará os bolinhos mais crocantes).

4. Coloque os bolinhos na frigideira, tomando cuidado para que haja espaço entre eles. Frite de cada lado por cerca de 2 a 3 minutos ou até que estejam dourados. Retire-os da panela e coloque sobre um prato forrado com papel toalha para absorver o excesso de óleo. Deixe esfriar um pouco e sirva seus bolinhos com o molho picante.

Nota:

* Pode usar o leite da sua preferência - usei leite de coco caseiro.

* Se você não tiver alergia ou intolerância a leite, pode substituir a levedura nutricional por queijo parmesão ralado.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim