• Loris Valim

MACARRÃO COM MOLHO DE TAHINE E COGUMELOS



Sabe aquele dia em que queremos comer algo saboroso, diferente, que dê aquela sensação de saciedade que só um bom prato de massa pode proporcionar? Se a sua resposta for sim, senta, anota que essa receita foi feita exatamente pra esse momento!

O mais demorado aqui vai ser cozinhar a massa, já que enquanto espera a água ferver já dá para iniciar os processos.

Aqui cabe uma explicação que provavelmente irá se repetir em alguns posts do blog. As receitas vão ser sempre vegetarianas, sem glúten e sem lactose (leite animal e seus derivados), por isso você pode não estar tão familiarizado com alguns dos ingredientes que serão utilizados, mas que são opções para substituir estes itens, dando textura ou sabores similares.


Alguns exemplos desses ingredientes são:

Missô - É uma pasta elaborada a partir da fermentação do arroz, cevada ou soja, sendo este último o mais tradicional. Muito utilizada na culinária japonesa, tem sabor predominantemente salgado e textura que lembra pasta de amendoim. Alimento extremamente benéfico ao organismo.

Nutritional Yeast - Tempero natural feito a partir de leveduras nutricionais (fermento inativo), com sabor semelhante ao queijo. Fonte de vitaminas do complexo B e enriquecido de vitamina B-12.

Tahine - Pasta feita a partir das sementes de gergelim, muito utilizada na culinária Árabe. Ingrediente principal para o preparo de Homus.

MASSA COM MOLHO DE TAHINI E COGUMELOS

Ingredientes


1/2 cebola picada

1/2 bandeja de cogumelos Paris fatiados

1 cs de missô

2 xícaras de massa tipo penne

2 xícaras de caldo de legumes*

1 cs de Nutritional Yeast (levedura nutricional)

2 cs de tahine

1/2 cs de vinagre de maçã ou suco de limão

1/4 cc de sal

Pimenta do reino à gosto

Punhado de espinafre

Semente de gergelim torrado para decorar

Modo de Preparo

1. Leve uma frigideira alta ao fogo, adicione óleo e refogue a cebola por 2 a 3 minutos, até ficar translúcida.

2. Adicione os cogumelos e o missô. Mexa para misturar bem com a cebola e deixe cozinhar na própria água que os cogumelos irão soltar.

3. Acrescente a massa, o caldo de legumes e a levedura nutricional. Diminua o fogo e deixe cozinhar por uns 8 a10 minutos, se for preciso, adicione mais caldo de legumes.

4. Quando a massa estiver quase no ponto, adicione o tahine, o vinagre e o espinafre, tempere com sal e pimenta do reino, mexa bem para incorporar o sabor dos ingredientes. Desligue o fogo e deixe abafado por alguns minutos.

5. Após servir no prato, salpicar com gergelim torrado para decorar.

Notas:

* Se não tiver o caldo de legumes (e para evitar de usar algo artificial e cheio de conservantes) pode ser substituir por água.

* Se tiver dúvida sobre o ponto da massa, uma sugestão é cozinhar ela separadamente da maneira tradicional e acrescenta-la já na etapa final do molho, para isso só observar que será preciso menos quantidade do caldo de legumes.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim