• Loris Valim

PASTA DE SEMENTE DE GIRASSOL



E que tal variar a famosa pasta de amendoim?

Confesso que as expectativas não eram as melhores quando pensei em fazer essa receita, mas queria muito uma alternativa pra variar a minha amada pasta de amendoim. Eis que o resultado foi uma surpresa muito positiva.

A semente de girassol é um alimento super nutritivo, rica em Vitamina E, possui muitos minerais, como Magnésio, Fósforo, ferro e cálcio. De sabor característico, pode ser usada tanto para preparos salgados, quanto doces. E também uma ótima alternativa para quem tem alergia a amendoim.

Para essa receita adicionei o melado de cana, que deu a pasta o toque mais adocicado, porém você pode fazer ela apenas com a pitada de sal, deixando o sabor mais neutro para usar também como base para receitas salgadas.

No final, você pode escolher qual a melhor forma de utilizar essa pasta, pode passar na bolacha de arroz, no pão, usar como base para pastinhas salgadas, molho de salada e massas. Só usar a imaginação!

PASTA DE SEMENTE DE GIRASSOL

Tempo de preparo: 10 minutos de forno + 15 minutos


Ingredientes

3 xícaras de semente de girassol

1 a 2 colheres de sopa de óleo de coco

Pitada de sal

1 colher de sopa de melado de cana (opcional)

1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)

Modo de Preparo

1. Colocar as sementes de girassol em uma assadeira e levar ao forno pré aquecido em 180 graus por 10 minutos. Apenas para fiquem levemente douradas. Retirar do forno e deixar esfriar um pouco.

2. Colocar as sementes no processador de alimentos e bater até que virar farinha. Limpando as laterais de tempos em tempos com a ajuda de uma colher, para que processe de forma uniforme.

3. Acrescente o restante dos ingredientes até virar uma pasta cremosa.

4. Armazenar em um pote hermético, em local fresco, sem contato de sol ou no refrigerador.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim