• Loris Valim

GRANOLA NOSSA DE CADA DIA!



A sensação depois de preparar sua própria granola é algo como "Porque eu nunca fiz isso antes?". No caso dessa receita, além do sabor maravilhoso, o uso de especiarias faz com que a casa toda fique com um aroma único, daqueles que a gente tem vontade de embalar pra usar em momentos especiais!

Gosto de preparar minha granola aos finais de semana, assim garanto que vou ter suficiente para a semana inteira. Pode usar nas frutas, no iogurte, no mingau de aveia, sorvete de banana... enfim, em quase tudo!


O legal dessa receita é que ela é super versátil, você pode usar mais ou menos ingredientes, colocar outras especiarias, enfim, deixar ela personalizada para o seu gosto. Eu prefiro ela com sabores e texturas diferentes, por isso uso muitas oleoginosas e lascas de coco, que garantem que ela fique ainda mais crocante e saborosa!

GRANOLA CROCANTE COM ESPECIARIAS

Tempo de Preparo: 5 minutos Tempo de forno: 30 minutos

Ingredientes


2 xícaras de aveia em flocos

1/2 xícara de quinoa em flocos

1/4 xícara de semente de girassol

1/4 xícara de melado de cana

1/4 xícara de óleo de coco derretido Pitada de sal

Pitada de noz moscada

Pitada de cardamomo

1/2 colher de chá de canela em pó

1/4 xícara de cranberry desidratada (pode ser uva passa)

1/2 xícara de oleoginosas - amendoas, castanhas de caju, nozes, castanhas do pará... (aqui vale usar quais você preferir)

1/4 xícara de lascas de coco desidratado (sem açucar)

Modo de Preparo

  1. Pré aquecer o forno em 180 graus.

  2. Adicionar a aveia, quinoa em flocos, semente de girassol, melado de cana, óleo de coco, sal, noz moscada, cardamomo, canela em pó em uma tigela grande e misture bem.

  3. Espalhar a mistura em uma forma (ela precisa ficar bem espalhada para que doure por inteiro) e levar ao forno pré aquecido por 20 minutos, mexendo nos primeiros 10 minutos para não queimar.

  4. Depois acrescente os demais ingredientes e asse por mais 10 minutos. Você vai saber que está pronto pela cor dourada da granola e o aroma que vai se espalhar pela cozinha.

  5. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Armazene em um recipiente bem vedado, de preferência com fechamento hermético - dura 2 a 3 semanas em temperatura ambiente.

Nota:

* Usar aveia em flocos grossos.


© 2017 Bem Mais que Salada | Loris Valim